Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Marcos 4.26-34 - 3º Domingo Após Pentecostes - 13/06/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

13/06/2021

13/06/2021 - 3º Domingo Após Pentecostes
Prédica: Marcos 4.26-34
Leituras bíblicas: Ezequiel 17.22-24 * Salmo 92.1-4,11-14 * Atos 4.7-21
Cor litúrgica: verde Cat. Traudi Kraemer


LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA: Sejam bem-vindos e bem-vindas a este momento de celebração. Hoje nos encontramos porque é da vontade de Deus. Dele é o convite e Ele o anfitrião. Que nessa hora possamos abrir nosso coração e permitir que Deus fale conosco. Diz o lema para esta semana: Vistam-se de justiça os teus sacerdotes, e exultem os teus fiéis. Salmo 132.9

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
FICO FELIZ
/:Fico feliz em vir em tua casa erguer minha voz e cantar. Aleluia!
Fico feliz em vir em tua casa erguer minhas mãos e adorar:/
/: Bendito é o nome do Senhor (3x)
Pra sempre:/

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome e na presença do Pai, Deus Criador; em nome do Filho, Jesus Cristo nosso Salvador, e em nome do Espírito Santo, o verdadeiro Consolador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - 332 HPD II – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Em Cristo encontramos liberdade. Liberdade de vida e para a vida. Contudo, em muitos momentos transformamos a liberdade que Cristo nos dá para darmos ocasião ao pecado. Pecamos contra Deus e contra o nosso próximo e com isso trazemos sofrimento ao nosso mundo. Deus em Cristo nos dá vida nova, salvação. Por isso confessemos os nossos pecados em conjunto cantando o hino:
Nº 150 HPD: Se sofrimento te causei Senhor

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Rm 6.18) Com essas palavras anuncio o perdão de Deus a todos e todas que confessaram seus pecados e deles se arrependeram. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Deus não deixa os seus sem uma resposta. Ele é misericordioso e vem ao encontro daqueles que clamam por sua ajuda. Em nosso mundo a muitos motivos pelos quais podemos clamar a Deus. Olhemos a nossa volta, olhemos para além dos muros da nossa Igreja, para além das fronteiras da nossa cidade. A tanta destruição, tanta dor, tantas guerras, tantas mortes. Pelas dores do nosso mundo clamemos pela misericórdia de Deus cantando: Pelas dores desse mundo
GLÓRIA IN EXCELSIS
O amor e a misericórdia de Deus nos alcançam. Confiem, pois Ele sempre está perto dos que o buscam com sinceridade. A liberdade que encontramos em Cristo nos afasta do pecado e nos aponta o caminho da vida eterna, o caminho da redenção. Por isso, rendamos graças ao nosso Deus cantando Glória, glória, aleluia!

ORAÇÃO DO DIA
Santo e Todo poderoso Deus graças te rendemos por podermos nos reunir como tua Igreja nessa tua Comunidade. Tu nos chamaste e aqui estamos para ouvir tua Santa Palavra. Te pedimos: Sê conosco através da ação do teu Santo Espírito. Abre nossos ouvidos, mente e coração. Que a tua Palavra possa transformar a nossa vida. Que de fato possamos entender o seu amor, conhecer sua vontade e viver ela no nosso dia a dia. É o que te pedimos e agradecemos por Cristo Jesus, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Ezequiel 17.22-24
2ª Leitura Bíblica: Salmo 92.1-4,11-15
3ª Leitura Bíblica: Atos 4.7-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Aclamemos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, cantando
Nº 415 – HPD2 – Palavra não foi feita
Leitura do Evangelho de Marcos 4.26-34: Aleluia!

PREGAÇÃO
Que a paz e a graça em nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês. Amém!
Querida comunidade!
Anterior a esse texto de Atos 4 7-21 que lemos, Pedro e João foram ao templo e ali encontraram um homem coxo pedindo esmolas. Pedro em vez de dar esmolas pediu ao homem que olhasse para eles e disse: não tenho dinheiro, mas o que tenho te dou; pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, levante e ande.
Pedra: versículo 11 – Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: “A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.”
Depois no versículo 18 e seguintes – Então os chamaram e ordenaram duramente que não falassem nem ensinassem nada a respeito de Jesus. Mas Pedro e João responderam: — Os senhores mesmos julguem diante de Deus: devemos obedecer aos senhores ou a Deus? Pois não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido. E nós, temos falado só o que Deus pediu para que falássemos? O que temos feito com as preciosidades que temos ao nosso redor?
Vamos ver, ... qual o calçado que sua esposa (marido, filho, irmã) está usando hoje?
Pedras preciosas
Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia, quando tropeçou em uma sacolinha cheia de pedras. E foi pensando assim, como se estivesse falando com ele mesmo:
e por fim seus pensamentos se tornaram palavras e a cada frase ele jogava uma daquelas pedrinhas no mar.
Se tivesse um carro novo, seria feliz;
Se tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz,.
Ele começou a jogar as pedrinhas uma a uma no mar cada vez que dizia:
Seria feliz se tivesse isso. Seria feliz se tivesse aquilo.
Assim o fez até que somente ficou com uma pedrinha na sacolinha, que decidiu guardá-la.
Ao chegar em casa percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.
Você imagina quantos diamantes ele jogou ao mar sem parar para pensar?
Assim são as pessoas que jogam fora seus preciosos tesouros por estarem esperando o que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são. Olha para as pessoas que te rodeiam: olhe para os membros da tua família: olha para a alegria de celebrar em comunidade com irmãos e irmãs na fé.
Cada pedrinha deve ser observada, pois pode ser um diamante valioso.
Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso, cada pessoa com que nos relacionamos pode ser um diamante precioso, valioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.
E você como anda jogando suas pedrinhas?
lembre-se elas podem ser seus familiares, os amigos, os colegas, as oportunidades e até mesmo seus sonhos.
E como posso fazer para perceber e sentir aqueles que estão ao meu redor? Qual a minha responsabilidade no cuidado com as pedras preciosas que Deus colocou próximo a mim, no meu caminhar?
E Jesus contou-lhes outra parábola: O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos.
O Mestre revela um fato muito interessante nesta parábola. Um minúsculo grão, com uma força misteriosa e ativíssima, que tem em si mesmo, dá origem a uma planta de dimensões notáveis.
Mais uma vez Jesus propõe uma parábola que se relaciona à terra e a semente.
A parábola da semente diz que o ritmo de crescimento do Reino de Deus é um processo e é lento. O agricultor semeia e aguarda com paciência. A semente vai germinando e crescendo lentamente, Deus age, garantindo o sucesso da colheita, da missão. O segredo é não desanimar, é continuar em esperança e fé, sabendo que um dia, no tempo de Deus, cada coisa, cada sonho, cada desejo será realizado, mas não conforme nós queremos, e sim conforme o que Deus entender que for melhor. Para exemplificar quero contar mais uma história, posso?
O PACOTE DE SEMENTES
Um homem morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica. Todos os dias ele pegava o ônibus das 6h15min e viajava 50min até o trabalho, à tardinha fazia a mesma coisa voltando para a casa. No ponto seguinte ao que o homem subia, entrava uma senhora, que procurava sempre sentar na janela. Abria a bolsa tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus.
Um dia, o homem reparou na cena. Ficou curioso. No dia seguinte, a mesma coisa. Outra vez o homem sentou-se ao lado da senhora e não resistiu e disse: Bom dia, desculpe a curiosidade, mas o que a senhora está jogando pela janela?
Bom dia, respondeu ela. - Jogo sementes.
- Sementes? Sementes de que?
- De flor. É que eu viajo neste ônibus todos os dias. Olho para fora e a estrada é tão vazia. E gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho... Imagine como seria bom.
- Mas a senhora não vê que as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos... A senhora acha que essas flores vão nascer aí, na beira da estrada?
Acho, meu filho. Mesmo que muitas sejam perdidas, algumas certamente acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.
- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água...
- Ah, eu faço minha parte. Sempre há dias de chuva. Além disso, apesar da demora, se eu não jogar as sementes, as flores nunca vão nascer. Dizendo isso, a senhora virou-se para a janela aberta e recomeçou seu trabalho.
O homem desceu logo adiante, achando que a velhinha já estava meio caduca. O tempo passou. Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem levou um susto, olhou para fora e viu margaridas na beira da estrada, hortênsias azuis, rosas, cravos, dálias... A paisagem estava colorida, perfumada, linda. O homem lembrou-se da senhora, procurou-a no ônibus e acabou perguntando para o cobrador, que conhecia todo mundo. - A senhora das sementes? Pois é, morreu de pneumonia no mês passado.
O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela. Quem diria, as flores brotaram mesmo, pensou. Mas de que adiantou o trabalho da velhinha? A coitada morreu e não pôde ver esta beleza toda.
Nesse instante, o homem escutou uma risada de criança. No banco da frente, um garotinho apontava pela janela entusiasmado: Olha mãe, que lindo, quanta flor pela estrada... Como se chamam aquelas azuis? Então, o homem entendeu o que a senhora tinha feito. Mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a senhora devia estar feliz. Afinal, ela tinha dado um presente maravilhoso para as pessoas.
No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se numa janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso...
O segredo é não desanimar, é continuar em esperança e fé, sabendo que um dia, no tempo de Deus, cada coisa, cada sonho, cada desejo será realizado, mas não conforme nós queremos, e sim conforme o que Deus entender que for melhor. Assim como diz o hino:

HINO
Nº - 57 do Povo Canta: Põe a semente na terra

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a pregação confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 237 - HPD – Graças dou por essa vida

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino
 


Autor(a): Catequista Traudi Kraemer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 34
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61760

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br