Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 3.15-17 - 1º Domingo Após a Epifania - 09/01/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

09/01/2022


09/01/2022 - 1º Domingo Após a Epifania
(Batismo do Senhor)
Pregação: Lucas 3.15-17, 21-22; Leituras: Is 43.1-7; At 8.14-17
Pa. Raquel Kralike Lopes – Rondonópolis- MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite é com gratidão e alegria que nós nos encontramos nessa manhã/noite, para juntos e juntas celebrarmos o amor do nosso Deus nesse primeiro domingo após a Epifania, o Batismo do Senhor. Eu quero te acolher e te saudar com as palavras do profeta Isaías 43.1b que nos diz: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” Da mesma forma que Deus vem ao encontro do Seu Filho Jesus quando este é batizado por João, Deus vem também ao nosso encontro em nosso batismo, nos chama pelo nome e nos torna seus filhos e suas filhas! Por isso, esta casa de Deus é também a nossa casa, Deus nos conhece, somos o seu povo! Eu te convido para que possamos cantar:


CANTO DE ENTRADA
Nº 9- LCI – Esta é tua casa

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos aqui nessa manhã/noite, em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 365 - HPD – Vem, Espírito Santo, vem

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Mesmo Jesus, o filho de Deus, foi batizado e nesse ato, Deus demonstra toda a sua alegria com o seu filho amado. Deus também se alegra conosco em nosso batismo e nos chama a partilhar através de palavras e ações concretas, atos de amor e misericórdia que revelem e transmitam o seu amor pela humanidade. Ações e gestos concretos como acolher, servir, ensinar, pacificar e dialogar. Ou seja, somos chamados a externar em nosso viver o amor a Deus e as pessoas. Mas somos pessoas humanas, falhas e pecadoras, muitas vezes em nossa vida, fazemos ao contrário daquilo que Deus nos ensina. Por isso, aqui, nesse momento, somos chamados a colocar-nos diante de Deus, com humildade, e pedir, que ele perdoe os nossos pecados que nos afastam dele e dos nossos irmãos e irmãs. Convido-os para fazermos isso cantando: Se sofrimento te causei Senhor – nº 9- LCI.


ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus em sua infinita graça vem ao nosso encontro e perdoa os nossos pecados, conforme está escrito na palavra do profeta Isaías 43.25 : Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.” Por essa palavra eu anuncio, os teus pecados foram perdoados em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

KYRIE
Kyrie
Como comunidade reunida os nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo e por isso, nós queremos clamar cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tudo o que nós recebemos das mãos de Deus, nós bendiremos ao Senhor em todo o tempo!

263 - HPD – Bendirei o Senhor em todo o tempo


ORAÇÃO DO DIA
Oremos:
Deus amado, graças e louvor te rendemos por podermos estar reunidos em teu nome e em tua presença nessa manhã/noite, para ouvir a tua Palavra que quer ser lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos passos! Ajuda-nos por meio do teu Santo Espírito para que possamos acolhê-la em nossos corações e mentes, e que possamos também a praticá-la em nosso dia a dia. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, o teu filho amado, que contigo e o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 43.1-7

2ª Leitura Bíblica: Atos 8.14-17

L Aclamemos ao Evangelho, cantando:
C Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Lucas 3.15-17, 21-22

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês, amém.
Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo, estamos na época da Epifania, que significa “revelação de Deus”. E neste domingo, nos lembramos do Batismo de Jesus! E é nesse momento que uma grande revelação acontece!
O povo estava ansioso e agitado a espera do Cristo que viria. Quando João inicia o seu ministério percorrendo o deserto, chamando as pessoas ao arrependimento e batizando as pessoas; o povo cria uma grande expectativa de que ele, João Batista, fosse o próprio Cristo. Então João, dá o seu testemunho de Jesus dizendo: “Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhes as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Em seguida, nós temos o relato do batismo de Jesus. João que não se achava digno de desatar as correias das sandálias de Jesus, a pedido dele, faz o seu batizado! E ali, o céu se abre, o Espírito Santo desce em forma de pomba, e ouve-se do céu uma voz dizendo: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo!
Nesse momento, Deus faz a sua revelação: Jesus é de fato o seu filho amado que lhe dá muita alegria! Jesus é o Cristo anunciado por João Batista, Jesus é aquele que veio para te salvar, para nos salvar!
Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo, quando lembramos o Batismo de Jesus, também rememoramos o nosso batismo! Sim, Deus também vem ou veio em nosso batismo nos acolher como seus amados filhos e suas amadas filhas! Deus nos chamou pelo nosso nome e nós somos dele!
Jesus iniciou o seu ministério terreno a partir do seu batismo, e nós, somos chamados e chamadas a viver, também a partir do nosso batismo, diariamente, a boa nova do Evangelho anunciados por Jesus Cristo!
Nós estamos iniciando a caminhada de um novo ano, onde a nossa igreja nos chama a Amar a Deus e as pessoas não só de palavras, nem da boca pra fora, mas de fato e de verdade! E nos dá algumas pistas, nos indica possibilidades de como podemos fazer isso: acolhendo, servindo, ensinando, pacificando e dialogando! Fazendo isso, também nós estaremos trazendo alegria ao nosso Deus! Fazendo isso, estaremos vivenciando o nosso batismo, de fato e de verdade! Que o Santo Espírito do Senhor nos anime e nos conduza nessa bonita caminhada de viver e anunciar a boa nova do Evangelho de Jesus! Amém.


HINO
Nº 320- LCI – Senhor se tu me chamas

CONFISSÃO DE FÉ
Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 221 - LCI– Oferta do Coração


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Querido e bondoso Deus, nosso Pai celestial, nós te louvamos e agradecemos, porque mais uma vez viestes ao nosso encontro para nos alimentar com a Tua palavra e renovar a nossa fé. Louvamos-te por Jesus Cristo o teu Filho amado que veio ao nosso encontro nos conceder vida e salvação! Te louvamos e agradecemos por nos chamares a vivermos o nosso batismo diariamente, também vivendo-o através de gestos concretos de amor, cuidado e solidariedade. Guia os nossos passos para que possamos permanecer na tua luz e assim, ser instrumentos de paz, amor e justiça nesse mundo. Amado Deus, colocamos sob o teu cuidado e proteção as nossas famílias, a nossa igreja, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade. Agradecidos pelo teu amor, teu cuidado e tua misericórdia, nos entregamos confiantes em tuas mãos ao orarmos como Jesus nos ensinou dizendo: Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”

ENVIO
Envio
Sigamos em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria e em gratidão.


CANTO FINAL
Nº 285 - LCI – Que a luz de Cristo Brilhe


Autor(a): Pastora Raquel Kralike Lopes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65688

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br