Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Hebreus 5.5-10 - 5° Domingo na Quaresma - 21/03/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

05/02/2021

21/03/2021 - 5° Domingo na Quaresma
Pregação: Hebreus 5.5-10;
Leituras: Jeremias 31.31-34; João 12.20-33;
Pa. Daiane Pasqualotti – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia ou Boa Noite!
Acolho a todos com as palavras de Hebreus 13.15: “Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele.”
Portanto, queridos irmãos e irmãs, louvemos, oremos, busquemos a Deus neste encontro. Que bom que vocês vieram, que seja um encontro de benção, de comunhão, de testemunho da nossa fé. Que o amor de Deus norteie nossa celebração! Bem vindos e bem vindas! Sintam-se todos bem!

Acolher visitantes se houver.

CANTO DE ENTRADA
08 – LC – Estamos aqui, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
05 – LC – Aqui chegando, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e amado Senhor, tu que és o nosso Deus poderoso, que nos liberta da morte e do poder do inimigo, somos-te gratos pelo amor a nós revelado em Jesus Cristo, nosso Salvador. Reconhecemos que teu ato na cruz é grandioso demais, e que não merecemos tua grande misericórdia e bondade. Tu queres nos mostrar o caminho da eternidade e nós nos ocupamos apenas com o sono e os sonhos desta vida terrena. Pecamos e nos distanciamos de ti quando não permitimos que a tua graça brilhe sobre nós e nos oriente. Cada um de nós Senhor, tem muito que colocar diante de ti, tu conheces cada coração. Sabe tudo o que afeta o nosso relacionamento contigo. Queremos deixar tudo o que nos afastou de ti para trás. Por isso clamamos, tem Senhor misericórdia de nós e nos perdoa. Em nome do nosso Salvador Jesus que morreu na cruz pelos nossos pecados, nós pedimos perdão Senhor.Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavras de graça e misericórdia encontramos em 2 Co 5.21 “Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus.” Se crermos nessas palavras, assim será. Amém.

KYRIE
Viemos para este culto buscando o encontro com Deus. Mas, neste encontro não somos abstraídos do mundo e da sua realidade. Por isso, coloquemos nas mãos de Deus as dores das pessoas que clamam por ajuda e por justiça, e fazemos isso cantando...

Pelas dores deste mundo, ó Senhor. 57

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos Glória a Deus nas alturas, pois Deus foi, é, e sempre será misericordioso com nossas fragilidades humanas, a Ele devem ser rendidos muitos louvores. Cantemos de pé....

Glória a Deus nas alturas

ORAÇÃO DO DIA
Pai de amor, nosso Salvador benigno, Espírito Santo animador da nossa fé, louvamos-te por que teu agir nas nossas vidas nos torna teus filhos e filhas. Obrigada por tua graça que nos transforma. Obrigada pela tua luz que nos guia. Obrigada pelo teu perdão, salvação e vida eterna. Obrigada por que tu não tens limites para agir em nosso benefício. Obrigado que tu nos concedes o privilégio de crer em Ti e de nos firmar em tuas fortes e poderosas mãos. Pedimos, fortalece-nos a cada dia com tua Palavra. Fala ao nosso coração também hoje, neste lugar. Derrama teu Santo Espírito, e age em nós e através de nós no ouvir e meditar da tua Santa Palavra. Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 31.31-34;

Leitura do Evangelho de João 12.20-33

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
87 – LC – A lei do Senhor

PREGAÇÃO

Graça e paz da parte de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo seja com todos. Amém!

 

 

Estimada comunidade...

Você já deve ter ouvido frases como: chorar é coisa de fraco, ou, mais comum entre os homens homem não chora, além disso, também sabemos que gritar em locais públicos também é feio, desrespeitoso, sinal de desequilíbrio. Contudo, hoje vamos ouvir e meditar sobre um texto em que quem chorou e gritou foi o próprio Jesus.

Leitura do texto de Hebreus 5.5-10;

Queridos irmãos e irmãs na fé!
Repito aqui o versículo 7, Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte.
Creio que todos nós já passamos por alguma situação em que agimos assim como Jesus. Em algum momento de nossas vidas nós também oramos a Deus com lágrimas nos olhos, dor no coração e, quase que gritando pedindo-lhe ajuda.
Jesus não foi fraco por ter agido assim, ele, como todo ser humano, também teve medo e por isso suplicou para que Deus, seu pai, o livrasse da morte. Cristo sabia que seria um caminho doloroso e cheio de sofrimento.
Na vida nós também passamos por sofrimentos, e por isso não é vergonha chorar aos pés da cruz de Cristo, não é vergonha orar clamando por ajuda, não é vergonha assumir que sentimos medo, não é vergonha para Deus quando suplicamos pelo seu cuidado e amor, seja com lágrimas, gritos, ou até mesmo na calmaria e em sussurros. O que verdadeiramente importa é orar a Deus, como fez o próprio filho de Deus. Pode ser vergonha para o mundo, mas nossas fragilidades não são vergonha para Deus, pelo contrário, são onde Deus nos fortalece e nos aperfeiçoa.
É exatamente isso que o texto de hoje nos ensina: Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna. (v. 8 e 9).
Deus não quer que a gente sofra, não é essa a sua intenção, também não era isso que ele desejava a Cristo, quem fez Cristo sofrer foram os seres humanos e não Deus. Contudo, Deus não podia livrá-lo daquele sofrimento, pois ele serviu para glorificar e honrar a Deus, para que o mundo enfim entendesse que aquele era sim e ainda é o Filho legítimo de Deus, o Messias, o Salvador.
Portanto, pela obediência a Deus, Cristo foi aperfeiçoado. Passou pela dor, mas não passou sozinho, Deus estava com ele o tempo todo, e depois ele foi glorificado com a ressurreição e dando a salvação a todas as pessoas que nele creem.
Temos aqui uma informação importante para compreender, no verso 5 nos é dito que Cristo tomou para si a honra de ser o Grande Sacerdote, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque. Na época de Jesus o Grande Sacerdote era a pessoa que oferecia os sacrifícios a Deus para que as pessoas pudessem ser perdoadas dos seus pecados. Cristo, então, é escolhido Grande Sacerdote por Deus e interrompe a tradição da época - depois da morte de Cristo na cruz não chegamos mais a Deus através das ofertas de sacrifícios, mas pela fé no próprio Cristo. Não é mais preciso oferecer sacrifícios; Cristo, ao invés de simplesmente colocar por sobre o altar as oferendas, foi o sacrifício vivo, por isso ele é a fonte da salvação eterna.

Queridos irmãos na fé, isso tudo é muito valioso para nós, primeiro porque nos mostra que podemos ser, sim, frágeis, como foi o próprio Jesus; segundo porque mesmo em meio ao sofrimento nós não estamos sozinhos, Deus está conosco e ao fim irá também nos aperfeiçoar e fortalecer com isso; e, terceiro, o que Jesus fez por nós na cruz nos liberta de todo o poder do pecado, nos dá vida nova, Jesus passou toda aquela dor para nos salvar, e ele fez isso por amor.
Portanto, que nossa esperança permaneça firme em Cristo Jesus, seja em dias gloriosos ou turbulentos, seja na dor ou na alegria. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a Deus a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
472 – LC – Graças, Senhor eu rendo

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Como comunidade cristã que aprendeu de Jesus a apresentar a Deus, com forte clamor, orações e súplicas, vamos agora interceder pelas lideranças da igreja e do mundo e pelas situações e pessoas que necessitam das nossas orações, e fazemos isso orando juntos a oração que Jesus nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Senhor:
Que a chama do Espírito Santo aqueça nossos corações,
Para que amemos nosso próximo;
Que a chama do Espírito Santo ilumine nosso caminho,
Para que vivamos a verdade;
Que a chama do Espírito Santo se eleve dentro em nós,
Para que clamemos por liberdade;
Que a chama do Espírito Santo nos reúna,
Para que proclamemos a Tua existência. Amém.

ENVIO
Nosso compromisso como cristãos e cristãs não termina neste culto. Ele continua no serviço, na oração, no consolo e no amor que prestamos ao mundo no nosso dia-a-dia. Deus, assim, nos envia com o seu Santo Espírito. Na confiança que Ele está conosco, vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
301- LC – Bênçãos Virão


 


Autor(a): Pastora Daiane Pasqualotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 5º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61047

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br