Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Gênesis 18.20-32 - 7º Domingo Após Pentecostes - 24/07/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

24/07/2022

24/07/2022 – 7º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Gênesis 18.20-32
Leituras: Lucas 11.1-13; Colossenses 2.6-15 (16-19)
Diácono Vanderlei Hüther – Sorriso – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom Dia // Boa Noite.
É uma alegria muito grande estarmos reunidos hoje aqui, na casa de Deus, na presença de Deus e de nossos irmãos e irmãs na fé.
É muito bom sermos recebidos e acolhidos por Deus neste espaço; e sermos acolhidos, também, assim como nós somos e da maneira como estamos: felizes, alegres, agradecidos, ou apreensivos, temerosos, com o coração pesado. Não importa como chegamos, Deus nos acolhe de maneira muito especial.
Quero receber vocês com a palavra Bíblica, lema desta semana: “Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.” João 6.68
Que as palavras de vida e salvação possam tocar o nosso coração e nos conduzir neste momento de Culto. Que assim seja. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
03 - LCI – Em nome do Pai
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos em culto em nome e na presença do Deus Pai criador e sustentador de tudo, Deus Filho nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo aquele que nos congrega em comunidade neste dia.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
02 - LCI – Que a graça do Senhor Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Santo e Amado Deus, neste momento de Culto, queremos iniciar esta celebração nos colocando na tua presença. Te agradecemos porque podemos estar hoje aqui, celebrando este culto, ouvindo da Tua Palavra, te louvando e cantando, pois Tu tens sido muito bom a nós, teus filhos e filhas. Tu es bondoso, generoso e fonte de todo o amor e Graça. E nós te agradecemos por isso.
Agradecendo pela tua bondade e generosidade, é que apresentamos nossa vida na tua presença. Nós somos pessoas pecadoras. Nós erramos, falhamos e nos afastamos da tua vontade, que é santa e pura. Cubra-nos, Senhor, com o manto da sua misericórdia e da tua salvação, para que, inspirados pelo teu Santo Espírito, possamos alinhar a nossa vida de acordo com a tua Palavra. Te pedimos: toca o nosso ser e transforma a nossa vida. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus, nosso Pai, é a fonte inesgotável de amor e misericórdia. Ele ouve a nossa oração! Ele concede o seu perdão.
Em 2 Crônicas 30.9 nos diz: “O Senhor é bondoso e misericordioso e os aceitará se vocês voltarem para ele.”
Por Cristo Jesus, e seu sacrifício na Cruz, nós anunciamos o perdão dos pecados em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. (+)

KYRIE
Amados e perdoados por Deus, somos chamados a olhar para os nossos irmãos/irmãs que sofrem injustiças, perseguições e dores. Vamos juntos clamar ao nosso Deus cantando:
Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é bom. Grandioso e gracioso. Rendamos Glórias ao nosso Deus cantando:
526 – LCI – Glória pra sempre
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, nós te agradecemos pelo privilégio de estarmos reunidos em Culto, como membros de uma grande família. Assim, ó Deus, estamos aqui para pedir que tu possas nos guiar através do teu Espírito Santo neste momento em que queremos ouvir da Tua Palavra. Abre nossos ouvidos, mentes e corações para aquilo que Tu tens a nos dizer. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Lucas 11.1-13
2ª Leitura Bíblica: Gênesis 18.20-32

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
33 – LCI – Eu quero ser
Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO
O texto bíblico de hoje tem como panorama uma conversa entre Abraão e Deus. Uma conversa um tanto quanto tenebrosa. Uma conversa que trata sobre a aniquilação de duas cidades, Sodoma e Gomorra. Claro, justamente como consequência da perdição humana.
É interessante que, no diálogo, ouvimos que o próprio Deus desce para ver a condição destas cidades, mas antes que Deus faça qualquer coisa, Ele mesmo decide contar a Abraão os seus planos de destruir estas cidades.
Abraão fica assustado, mas é claro que não pode dizer para Deus não fazer isso, afinal, Deus é Deus! Ele sabe o que fazer, sabe o que é melhor. É a vontade de Deus quem fala, e não a de Abraão.
Mas é bem curioso que Abraão abre uma espécie de negociação com Deus e pergunta se ele destruiria a cidade se houvessem 50 pessoas boas; depois, se houvessem 45 pessoas boas; se houvessem 30 pessoas boas; se houvessem 20 pessoas boas; se houvessem 10 pessoas boas. E Deus já incomodado com isso Ele diz: Se houver na cidade 50, ou 45, ou 30, ou 20, ou 10 pessoas boas - Eu não destruirei a cidade.
Este texto bíblico é muito interessante, mas muitas vezes é usado no sentido errado/invertido. O que a maioria das pessoas gosta de destacar é sobre a perdição do ser humano, e que ele está perdido e que ele é responsável e culpado pelos próprios pecados. E isso está correto, mas a tônica e a ênfase desse texto bíblico não está sobre o pecado das pessoas, mas sim sobre a misericórdia de Deus. Das cinco vezes que Abraão indaga Deus se ali haveriam pessoas boas, ele ainda destruiria a cidade — todas as vezes Deus diz que se ali houverem pessoas boas, ele não destruiria nada. E Deus se retira.
A sequência da história nós conhecemos bem. Dois anjos são enviados. Eles ficam hospedados na casa de Ló, onde foram atacados pelos moradores. E ao final, nem 10 justos são encontrados e Sodoma e Gomorra acabam sendo destruídas. Os únicos que conseguem se salvar é a família de Ló (menos a esposa, que se transforma em uma estatua de sal).
O cerne desta história é sobre a justiça de Deus, o próprio “ser de Deus”, e sobre o quando Deus é misericordioso. (Se em uma cidade inteira, houverem somente 10 pessoas, toda a cidade se salvará.)
O pecado humano causa a corrupção, a destruição e a própria morte; mas a justiça de Deus traz a vida e a salvação. O v. 13 de Lucas 10 já nos lembra: “Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem.”
Às cidades de Sodoma e Gomorra a misericórdia é oferecida. O chamado ao arrependimento é anunciado. Poderíamos dizer que o Evangelho é anunciado, mas eles não o aceitaram.
Os habitantes padeceram. Eles morreram, não somente porque eram pecadores, mas porque não acolheram a misericórdia. Não atenderam o chamado e o convite para a verdadeira mudança de vida.
As pessoas que são salvas, são as que aceitam essa misericórdia e vivem de acordo com ela.
Queridos irmãos, queridas irmãs.
Este texto bíblico nos ensina uma preciosidade para a nossa fé. Ele nos lembra que o amor de poucos pode quebrar a dureza de muitos. Só tem que ser 50 e toda a cidade é salva. Ou não! Deus não destruirá a cidade se houverem apenas 45, 40, 30, 20, até mesmo 10 justos.
O aprendizado é que, a cada passo, o poder das pessoas que agem com amor, que cuidam do próximo, cresce cada vez mais. Cresce tanto que para garantir a vida são necessárias apenas 10, 10 pessoas que cuidam do próximo, ajudam e amam.
A Justiça de Deus é o amor! Mas não é um amor de uma única via, precisa vir acompanhado da nossa resposta pessoal e a completa transformação da nossa vida.
Reflitamos sobre isso. Que Deus nos abençoe. Amém.

HINO
Deixa Jesus encher tua vida
(https://www.cifraclub.com.br/corinhos-evangelicos/deixa-jesus-encher-tua-vida/)
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
626 - LCI – Conta as bênçãos
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus! Em voz alta e também em silêncio ouviste de cada um/a de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um/a, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda.
Obrigado por fazermos parte deste corpo que é a Igreja. Obrigado por nos acolher, mesmo como pecadores, mas que se abrem para viver de acordo com a tua vontade. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leves de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Vamos na paz do Senhor. Amém.


CANTO FINAL
HINO: Pai de amor, gosto tanto de ti
(https://www.superpartituras.com.br/-desconhecido-/pai-de-amor-v-3)


Autor(a): Diácono Vanderlei André Hüther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 7º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 32
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67518

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br