A prática solidária luterana em Mato Grosso, analisada sob as dimensões teológica e pedagógica, foi tema da tese de doutorado do ex-pastor Sinodal Teobaldo Witter, 69, aprovada com louvor e nota máxima pela banca examinadora, no último mês de outubro, em Cuiabá.
A tese foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como requisito para a obtenção do título de Doutor em Educação, na Área de Concentração Educação, Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, sob orientação do professor doutor Luiz Augusto Passos e deve ser publicada em livro e artigos de revistas.
Ainda participou da banca o pastor doutor Rudolf Von Sinner, que, segundo Teobaldo, também contribuiu para a pesquisa.
Importante lembrar que Teobaldo chegou em Mato Grosso há mais de 40 anos, iniciando o pastoreio e passando por diversas regiões. A tese é resultado de suas experiências e trabalho junto às comunidades onde atuou como pastor regional entre 1995 e janeiro de 1998. Depois, com a implantação do Sínodo Mato Grosso, foi pastor Sinodal até julho de 2002. Sempre atuando em defesa dos Direitos Humanos, Teobaldo construiu sua história em Mato Grosso e agora apresenta o fruto deste trabalho à sociedade.
Segue um trecho do trabalho apresentado.
“A igreja de comunidades, no Sínodo Mato Grosso, afirmara que seu compromisso com a vida, com a dignidade e a cidadania plena é parte integral e constitutiva de sua fé e de sua esperança. Deus é fonte da vida. A vida é um direito que não pode ser negociado. No seu entendimento, Deus dá e mantém direitos. Como criatura de Deus, o ser humano é portador desses direitos e de dignidade, que desembocam na vida plena e abundante, segundo Jesus de Nazaré (João 10.10). A vida decente das pessoas e da sociedade, do seu progresso, do seu desenvolvimento e de suas instituições deve estar a serviço dessa vida plena e digna de todos e de todas, juntamente, com o ambiente.
A Pesquisa verificou que o movimento de solidariedade não foi realizado apenas por obrigação. Pessoas agiram por motivação profética de transformar a sociedade. A ação profética foi até as ‘entranhas’ da ausência de justiça e de reconhecimento. Por ser horizontal, a solidariedade comunitária não ficou no assistencialismo. Ela providenciou pão físico e pão da vida, no vigor motivacional, material e espiritual para a justiça social e ambiental. Disso são exemplos algumas atividades realizadas pelas comunidades pesquisadas, como por exemplo: acolher pessoas perseguidas, despejadas, machucadas; ajudar na organização de escolas para formação inicial e continuada; viabilizar mutirões para preparo e plantio das sementes; providenciar alimentação e moradia.”