MENSAGEM ÀS COMUNIDADES DO SÍNODO MATO GROSSO
Chapada dos Guimarães, 2 de junho de 2018
“E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo”. (Cl 3.15)
Em meio aos acontecimentos do nosso país, com a paralização dos caminhoneiros e o sentimento de insegurança em relação ao que poderia acontecer nesses dias, chegamos a ter dúvidas sobre a realização ou não da nossa XXII Assembleia do Sínodo Mato Grosso, nos dias 31 de maio a 2 de junho. Com a graça de Deus e o empenho das próprias lideranças, ministros e ministras, foi possível encontrar-nos para tomar importantes decisões, planejar e realizar avaliações das nossas atividades no Sínodo.
O tema central da nossa Assembleia foi Diaconia, e junto com isso dentro das meditações e celebrações, foi lembrada a intolerância e pouca inclusão que podemos ter com as pessoas que são diferentes de todos nós e como Jesus nos chama a servir e a sermos pessoas tolerantes, inclusivas e servidoras em nossa igreja e sociedade. A Diaconia pode ser entendida como a ação que todos devemos realizar pelo fato de sermos cristãos, esta não deve ser uma obrigação nem uma tarefa, senão um estilo de vida.
Entre os assuntos tratados na nossa Assembleia destacamos os relatos e testemunhos das nossas comunidades, em que cada campo de atividade ministerial compartilhou uma ação específica que faz a diferença em seu contexto, dentro destas atividades destacam-se os trabalhos com crianças e jovens. Cada uma delas revelam a presença da diaconia no trabalho. Este momento foi muito significativo já que nem sempre sabemos o que acontece nas paróquias vizinhas e isto faz com que novas iniciativas ganhem espaço e sirvam de exemplo entre nós.
Além da partilha e do aprendizado tivemos a incumbência de realizar eleições para cargos em nível sinodal e indicações em nível nacional. Agradecemos o trabalho de todas as pessoas que exerceram funções sinodais, em especial ao P. Nilo Orlando Christmann pela sua atuação como Pastor Sinodal nestes últimos 8 anos. Aproveitamos para dar as boas-vindas ao novo Pastor Sinodal eleito P. Elisandro Rheinheimer e ao Vice Pastor Sinodal eleito P. Lauri Lenz e à nova equipe que assumirá os trabalhos a partir de dezembro de 2018.
Em tempos de Pentecostes, desejamos que a bênção de Deus acompanhe a cada participante desta Assembleia e dirigimos esta mesma palavra de bênção a todas as comunidades do Sínodo Mato Grosso, que mesmo em suas localidades, através das suas orações e indicações se fizeram presente.
Fraternalmente, em Cristo,
Comissão de Mensagem da XXII Assembleia Sinodal do Sínodo Mato Grosso.