Chapada dos Guimarães, 10 de junho de 2012
“O Senhor Deus me disse: Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.” (Jeremias 1.4s)
Atendendo ao chamado do próprio Deus para o serviço na sua Missão, com o propósito de refletir, avaliar e planejar nossa caminhada sinodal, reunimo-nos, representantes das Paróquias, Presidentes Paroquiais, convidados, representantes dos Setores de Trabalho, membros do Conselho Sinodal, ministros e ministras, Presidente do Conselho Sinodal Sr. Paulo Ricardo kirsch, Presidente da Assembleia Sinodal Sra. Íris Helena Pedrotti, P. Sinodal Nilo Orlando Christmann e P. Dr. Presidente da IECLB Nestor Paulo Friedrich, na XV Assembleia do Sínodo Mato Grosso, em Chapada dos Guimarães - MT, nos dias 8 a 10 de junho do presente ano.
A alegria e a dinamicidade da IECLB no Sínodo Mato Grosso surpreendeu e encantou a assembleia reunida no espaço destinado à partilha das atividades na OASE, Capelania Hospitalar, Juventude, Encontro de Famílias Setor Norte, Instituto Luterano de Educação do Parecis e Missão Integral Jardim América de Sinop , dando mostras de que somos uma “Comunidade Jovem, Igreja Viva”.
Da palestra do P. Presidente acerca da “Gestão Ministerial e Administrativa – Fronteiras e Complementaridades” destacamos a afirmação da relevância de uma gestão conjunta, dialogal, entre comunidades, ministros e ministras e instituição para “Cuidar bem do bem da IECLB”. Neste sentido, os encaminhamentos propostos a partir do Plano de Ação Missionária – PAMI, fruto de consultas às comunidades e trabalhos desenvolvidos na XIV Assembleia Sinodal, desafiam às Comunidades a unir-se em torno do seu planejamento estratégico no conjunto das ações desenvolvidas pela IECLB.
A definição de uma logomarca do Sínodo Mato Grosso contribui para o fortalecimento da nossa identidade e unidade no centro oeste e norte do país. O lançamento da Campanha Vai e Vem 2012 nos motivou a animar as comunidades a ofertar, por gratidão, comprometidos com a Missão de Deus, diante de situações bem concretas, testemunhando o amor do próprio Deus.
Em nosso horizonte vislumbramos as celebrações e festejos pelos 500 anos da Reforma Luterana, em 2017, reiterando nosso testemunho em solo brasileiro da salvação por graça e fé, mediante nosso Senhor Jesus Cristo.
Que o Espírito Santo de Deus, que nos cuidou e fortaleceu durante a XV Assembleia Sinodal, anime e capacite a todos na continuidade da construção conjunta de uma Igreja Viva.
Fraternalmente
Comissão de Mensagem da XV Assembleia Sinodal do Sínodo Mato Grosso