Chapada dos Guimarães, 06 de junho de 2010.
MENSAGEM ÀS COMUNIDADES
As irmãs e irmãos em Cristo:
A Assembléia proporcionou aos participantes momentos de reflexão em torno de temas importantes para o desenvolvimento do nosso Plano de Ação Missionária.
Na sexta feira à noite houve o lançamento oficial da Campanha VAI E VEM em nosso Sínodo. O lança-mento foi conduzido pelo assessor da presidência da IECLB, o pastor Mauro de Souza. O P. Mauro res-saltou que começamos como uma igreja de emigração, tornou-se de migração e que quer ser uma igreja que faz missão. Lembrou também que boa parte da discussão do PAMI, começou aqui, no XXII Concílio de Chapada dos Guimarães em 2000. Reconheceu que apesar das dificuldades financeiras e das longas distâncias que dificultam o trabalho no Sínodo Mato Grosso, ele sai daqui fortalecido – com mais amor por esta igreja, pois apesar das dificuldades, o trabalho acontece e a Palavra está sendo pregada. O P. Mauro aproveitou ainda a oportunidade para trabalhar o tema e lema do ano da IECLB para 2010 – MISSÃO DE DEUS NOSSA PAIXÃO – “Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia” (Mateus 6.11).
Já no sábado pela manhã, o P. Sinodal Sigolf Greuel, do Sínodo Centro Sul Catarinense, nos levou a refletir sobre o tema FÉ, GRATIDÃO E COMPROMISSO. Lembrou que o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê. Que todo o que recebe esse presente gracioso de Deus é tomado por um intenso sentimento de GRATIDÃO. A GRATIDÃO nos leva a assumirmos um compromis-so verdadeiro com Deus e com o próximo. Acrescentou ainda que esse comprometimento nos leva a dispormos para o serviço do Reino de Deus nosso TEMPO, TALENTOS e TESOUROS.
“As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra”. Provérbios 16.1
Com esse espírito, o nosso Sínodo Mato Grosso conduziu a sua XIII Assembléia, realizada em Chapada dos Guimarães, na Casa de Retiros, no sábado, cinco de junho de dois mil e dez, foi eleito para o cargo de pastor sinodal, P. Nilo Christmann. O pastor Nilo exercerá o seu mandato até dois mil e quatorze.
P. Nilo, que esteve presente desde a reunião do Conselho Sinodal, na quinta-feira, 03 de junho e, durante toda a Assembléia Sinodal, contou com um tempo de quinze minutos para expor porque dis-pôs o seu nome para P. Sinodal. O mesmo expressou sua gratidão ao Sínodo Mato Grosso que o aco-lheu quando enviado para sua primeira paróquia como pastor, na ocasião a Paróquia de Rurópolis, onde atuou por seis anos e meio (1990-1996). Depois assumiu a paróquia São João, no Sínodo Rio Pa-raná (1996-2002). Em 2002 foi eleito pastor sinodal do Sínodo Rio Paraná e exerceu dois mandatos (2002-2010).
Para o cargo de vice-sinodal foi reeleita a pastora Dimuht Marize Bauschspiess, natural de Pouso Re-dondo, Santa Catarina, formada pela EST em 1994, que também iniciou o seu pastorado em Rurópolis. Atualmente é pastora na paróquia Leste Matogrossense e, está a aproximadamente quatorze anos no sínodo.
Ainda no sábado de manhã o sr. Almiro Wilbert falou sobre Planejamento Estratégico e levantou a questão sobre “qual é a missão de cada parcela da igreja, como um todo, e onde queremos chegar? O caminho de onde queremos ir e aonde queremos chegar é o Planejamento”.
A relação dos eleitos nesta Assembléia Sinodal será encaminhada para todas as paróquias do Sínodo Mato Grosso para a divulgação nas Comunidades.
Chegamos ao final de mais uma Assembléia Sinodal cheios de alegria e gratos a Deus pela maneira co-mo Ele conduziu os trabalhos. Queremos desejar a todos/as o que o apóstolo Paulo escreve: “E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus nos chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos”. Colossenses 3.15.
COMISSÃO DE CARTAS
XIII ASSEMBLEIA SINODAL