
O segundo dia da XVII Assembleia Ordinária do Sínodo da Amazônia foi intenso e agitado. Na meditação de abertura o Pastor Ricardo Brosowski nos indagou sobre tema “Como confessamos a nossa fé”. Na sequência, o P. Dr. Romeu Martini, representando a Presidência da IECLB, compartilhou com a plenária uma palestra na qual também fez um questionário: “Todas as Igrejas são iguais?” O tema do ano de 2013 na IECLB nos faz refletir que não é bem assim. Nós Luteranos temos alguns critérios básicos que nos identificam e diferem. Os conceitos de “graça” e “liberdade” nos ajudam a refleitr sobre a questão.
Ainda na parte da manhã todas as Comunidades em funções paroquiais e todas as Paróquias apresentaram seus relatórios de atividade nos quais apontaram suas alegrias, preocupações e perspectivas diante da pregação do Evangelho nas mais distintas áreas de atuação do Sínodo da Amazônia.
Na parte da tarde aconteceu a prestação de contas do período de janeiro a agosto de 2014, bem como a apresentação do orçamento para o ano de 2015. Dando sequência, o Diácono Dério e a Pastora Sinodal Vera apresentaram à Assembleia o Planejamento Sinodal. A mesma foi desafiada a propor ações concretas em prol da melhor atuação das Paróquias e Ministros.
Mas, o momento mais esperado deste segundo dia de Assembleia Sinodal foi a eleição para Pastor/a Sinodal e as indicações para o Concílio da IECLB:
Foi eleita como Pastora Sinodal, para o exercício de 2015 até 2018, a Pastor Dimuth Marize Bauchspies (Paróquia de Vilhena-RO); para o cargo de Pastor Vice-Sinodal foi eleito o Pastor Handolfo Timm (Paróquia Centro de Rondônia). Para a função de Presidente da Assembleia Sinodal foi eleito o Sr. Martin Ninke.
Encerramos este importante dia com Meditação Vespertina feita pelo Pastor Marcelo Peter sob o título: “Jesus e o cipó-d’água”.
Que Deus continue abençoando e fortalecendo os trabalhos realizados pela IECLB no Sínodo da Amazônia.
Matéria: Pastor Marcelo Peter
Fotos: Diácono Dério Milke e Pastor Marcelo Peter