
Desde fevereiro de 2012 a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Apuí está sem ministro residente. Um dos grandes impasses para atendimento por paróquias vizinhas é a distância e o difícil acesso. Apuí localiza-se a 1.090 km da capital Manaus - AM, mas não existe acesso por via terrestre. A distância em linha reta entre Manaus e Apuí é de 455.78 km.
Os meios de chegar a Apuí saindo de Manaus são os seguintes:
- indo até o porto de Manaus embarcando numa lancha “a jato” que leva nove horas até o município de Novo Aripuanã - AM depois pernoitar, e mais 300km de estrada de chão na carroceria de uma caminhonete até Apuí.
- de avião até Porto Velho – RO e depois pegar 630 km de ônibus ou carro até o Apuí via transamazônica, sendo que 400 km é de estrada de chão e passando por três balsas.
- pegando um taxi aéreo que leva uma hora e cinquenta minutos e custa quase mil reais a passagem (ida e volta).
Apuí tem sido atendida pelas Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana de Porto Velho - RO e Manaus – AM e o Sínodo da Amazônia. É perceptível que saindo de Manaus, Porto Velho ou Cacoal a logística de atendimento é difícil, e dependendo das condições climáticas a logística fica ainda mais complicada.
Assim, quando o pastor chega na Comunidade de Apuí realiza visitas aos membros, aconselhamento pastoral, encontro com o grupo de mulheres, conversa com a diretoria e celebra culto.
O privilégio de ouvir a Palavra de Deus e experimentar o seu amor não pode ficar restrito às comunidades bem localizadas geograficamente, há clamores no Brasil afora. Somos enviados e capacitados pelo Espírito Santo para dar testemunho de Jesus, e o desejo da Comunidade de Apuí é que Deus possa estar trabalhando no coração de um servo(a) disposto(a) com a missão para poder se dedicar integralmente e que ajude a viver comunidade de forma contagiante, atrativa e inclusiva.
Ministro Adriano Adão da Rosa
Manaus - AM