
Cada um dos 18 Sínodos que formam a IECLB têm, em si, suas particularidades, riquezas e características bem específicas. Porém, o Sínodo da Amazônia tem algumas características tão particulares e específicas que o distingue entre outros Sínodos da IECLB. É justamente nisto que está nossa riqueza, beleza, mas também nosso desafio missionário e evangelístico.
Percebemos que podemos fazer a seguinte alegoria para falar de nossa realidade sinodal (eclesial) aqui no norte do Brasil. O nosso Sínodo é como um ônibus. A gente está na estrada, no caminho, em viagem... em movimento.
Nosso Sínodo é formado por membros de Comunidades que estão sempre migrando. Nossos desafios estão sempre se transformando, porque o ônibus dos membros está sempre em movimento. A cada estação, em cada parada, o ônibus é o mesmo, mas a composição dos passageiros se mostra diferente. Isso é rico, mas é desafiador.
Assim também acontece com os ministros e as ministras de nosso Sínodo. A cada ano, os bancos do nosso ônibus ministerial está diferente. Somente em 2014 esse ônibus já mudou de maneira considerável. Para 2015 já sabemos que vai mudar mais ainda.
Neste ônibus, às vezes todas as poltronas estão ocupadas; de vez em quando surge uma vaga. O ônibus faz uma parada, alguns descem. Em outra parada, outros sobem. No meio do caminho uns trocam de lugar dentro do próprio ônibus.
Esta é nossa realidade: os membros das Comunidades e Paróquias estão em constante movimento. Os Ministros e as Ministras também. Isso é ser Igreja! Estamos em movimento e precisamos aprender a nos mover nessas estradas, linhas e rodovias da vida eclesiástica.
Que Deus, o nosso guia, esteja conosco, por isso oramos junto com o salmista: “Ó Senhor Deus, ensina-me a fazer a Tua vontade e guia-me por um caminho seguro.” (Sl 27.11a)