
Sou Marcelo Peter, Pastor Luterano da IECLB em Alta Floresta, Rondônia, no Sínodo da Amazônia. Minha colega de Ministério da Paróquia mais próxima é a Pastora Ivanda Keller Schreiber, da cidade de Rolim de Moura.
No Dia 1º de Agosto a pastora Ivanda está celebrando seu culto de despedida da Paróquia Princípio da Esperança em Rolim de Moura e recebendo o envio para o Sínodo Espírito Santo a Belém.
Infelizmente eu não posso participar da celebração de gratidão e envio da Pastora Ivanda, porque no mesmo horário eu estou celebrando culto em outra Comunidade que fica cerca de 120 km de distância de Rolim de Moura.
Por este motivo, quero transmitir aqui minha mensagem e reflexão:
Quem abraça o Ministério da Igreja (seja pastor, pastora) faz da sua vocação a sua profissão. Neste aspecto está a grande beleza, mas também o imenso problema deste serviço.
O pastor, a pastora, diácono, catequista e missionário são pessoas de comunidade que foram chamados por Deus para, junto com as lideranças, zelar pelo bom andamento da vida da Igreja.
É tarefa de Ministros e Ministras Ordenados e de todas as pessoas batizadas cuidar e zelar pelo bom andamento da vida comunitária.
Não é o pastor sozinho que deve ser responsável pela Igreja. Na Igreja Luterana, entendemos que é tarefa de todas as pessoas batizadas ser membros ativos, participativos, congregantes, contribuintes e colaboradores. Ser Igreja Luterana é ser igreja da participação.
O Pastor, a Pastora tem a tarefa especifica de pregar o Evangelho, administrar os Sacramentos e aconselhar as pessoas das Comunidades. O trabalho administrativo é tarefa que deve ser realizado de maneira compartilhada entre as lideranças da igreja.
Pregar o Evangelho, Visitar, aconselhar, orientar, edificar a vida em Comunidade, incentivar as pessoas a viver a fé praticar o amor, promover a paz e a reconciliação. Estas são as funções práticas da Comunidade e do pastor, da pastora. Devem ser feitos de maneira compartilhada.
Na Igreja Luterana, por causa do Batismo, todas as pessoas são chamadas a servir. Todas as pessoas que foram batizadas estão dentro do sacerdócio geral. Isto quer dizer que todas as pessoas da Comunidade têm dons e devem colocar esses dons a serviço do Evangelho.
Não podemos ficar parados esperando as coisas acontecerem. Temos que colocar a mão na massa e fazer a Igreja seguir em frente.
Existem muitas formas de servir a Deus. Na Igreja há diversas maneiras de ajudar. Você tem a oportunidade de ser uma liderança na sua Comunidade.
Hoje a Pastora Ivanda está se despedindo da Paróquia Princípio da Esperança em Rolim Moura. Foi um tempo de muita luta, muito trabalho, muita correria.
Foi um tempo de alegrias e frustrações. Foi um tempo de realizações e decepções.
Desejo que a Pastora Ivanda, seu esposo Joadir, suas filhas Letícia e Sara possam ir na paz de Deus e continuar na caminhada ministerial com essa mesma alegria, motivação, dedicação e esperança que sempre demonstraram aqui no Sínodo da Amazônia. Que Deus abençoe vocês!!
Meus irmãos e minhas irmãs da Paróquia Princípio da Esperança em Rolim de Moura e demais cidades. Desejo que vocês possam continuar firmes na verdade do Evangelho de Cristo Jesus. Sigam firmes no trabalho paroquial. Juntem forças e caminhem lado a lado para que a Paróquia sempre saiba qual é o princípio de sua esperança, ou seja, a fé em Jesus Cristo. Amém!