Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Experiências no coração da Floresta Amazônica

19/05/2009

1 | 1
Ampliar


Queridos irmãos e irmãs!

Não poderia deixar de partilhar uma das experiências, mais importantes, da minha vida com vocês. Estive no coração da floresta Amazônica conhecendo o trabalho do P. Walter Sass com o povo indígena DENI. Não foi o primeiro contato com comunidades indígenas, mas, este marcará a minha vida e o ministério para sempre.

Vivemos a vida de forma alucinada, no limite do possível, perseguindo a demanda das atividades Sinodais. De repente, me encontro numa chalana que mansamente avança rio acima numa velocidade de 7,5 quilômetros horários. Três dias e duas noites de viagem e rompemos um pouco mais de 700 quilômetros que separam a cidade de Carauari – AM e as comunidades Deni no Rio Xeruã. Passei horas olhando para o horizonte, que a cada curva do rio ficava em um ponto cardial diferente, angustiado em chegar. Para onde fitava havia água e mata, digo, muita água e muita mata. Imaginem a maior cheia de todos os tempos na maior floresta do planeta. Neste mundo novo aprendi que paciência não é um dom com o qual se nasce, mas, que no andar da Chalana se aprende a encontrá-la.




Não encontrei somente paciência nesta viagem, mas, um povo, esplendorosamente, acolhedor. O povo Deni da comunidade Morada Nova nos recebeu, em massa, na barranca do Rio Marahi. Aperto de mão, abraços e dizeres de boas vindas ecoavam de homens, mulheres e crianças. Fomos conduzidos imediatamente, para a casa comunitária onde nos serviram uma das seivas mais preciosas da floresta, a polpa de açaí com farinha. No dia seguinte, ás cinco horas da manhã a voz do cacique ecôo no silencio da madrugada; era a convocação de uma assembléia comunitária extraordinária para planejar o dia, afinal tinham visita de Walter Sass (Kushuvi nome dado pelo povo ao Pastor) e Mauri Magedanz (Muivara nome recebido na aldeia; significa “homem bom”). Na assembléia, as tarefas de caçar, pescar e as demais atividades do dia foram partilhas. Vivi intensamente vários princípios que integram a essência da Igreja cristã, com o povo Deni. A comum unidade na organização, a partilha dos frutos do trabalho de cada dia, o respeito à criação, o amor fraternal entre as famílias e conosco, enfim, fizemos muitas atividades que estão cada vez mais raras entre nós.


Agradeço a Deus pela maravilhosa experiência, ao povo Deni pela acolhida, integração e convite para voltar e ao Pastor Walter Sass que com carinho me conduziu nesta visita.

Mauri Magedanz – Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia



AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br