Queridos irmãos e irmãos!
O Sínodo da Amazônia / IECLB elaborou o seu planejamento missionário, no decorrer de 2007, tendo dado inicio a sua execução em janeiro de 2008. O Conselho de Missão, através da sua coordenação, fez um levantamento minucioso da situação Sinodal, tudo com critérios, perspectivas e desafios reais.
Pautado pelo que se viu e ouviu nas viagens missionárias realizadas, deflagrou-se o objetivo geral, ou seja, “somar todos os esforços possíveis no Sínodo, entre os Sínodos e na IECLB na manutenção dos trabalhos missionários existentes e na ampliação da presença missionária da Igreja nas Escolas e áreas longínquas.”
Cinco foram os objetivos específicos delineados como de urgência primeira para a missão de Deus, sendo eles;
1. “Efetivar a responsabilidade do Sínodo de planejar e coordenar o trabalho da Igreja na sua área.”
2. “Não mais fazer diversos projetos, mas um único com planejamentos, metas, estratégias, cronograma de implementação e responsáveis. Tendo monitoramento periódico pelo Conselho Sinodal e Conselho de Missão na perspectiva da necessidade e possibilidade de cada comunidade, Campo de Atividade Ministerial - Paróquia ou campo de missão.”
3. “A partir do Fundo Sinodal de Missão canalizar recurso com critério, exigir a efetiva aplicação e retorno do que foi planejado entre o campo de Atividade Ministerial, o Conselho de Missão e o Conselho Sinodal.”
4. “Ampliar a presença da IECLB, em Buritis, Apuí, Juína e nas escolas.”
5. “Manter, subvencionar e supervisionar os Campos de Atividade Ministerial - Paróquias e Comunidades em emergência para que não percam sua objetividade. Isto significa; Boa Vista – RR, Manaus – AM, Porto Velho – RO, Ariquemes, Ji-Paraná, Juína e Colniza terão auxilio do projeto.”
O que foi posto vem sendo implementado com esmero. O Sínodo está coordenando a missão na sua área, através do projeto único. O Fundo de Missão vem mantendo seis Campos de Atividade Ministerial, em alguns casos, o fomento do Sínodo chega 50% do orçamento. Além disso, já está ampliada a nossa presença em Apuí – AM (Pastor instalado em fevereiro com recurso da Campanha vai e Vem de 2008), Colniza – MT (Pastor Instalado em Julho com recurso da campanha Vai e Vem 2008), segunda Campo Ministerial criado na Paróquia de Ariquemes – RO com atuação na Escola para a Vida e, neste final de semana foi instalado o primeiro Pastor residente em Buritis – RO.
Um dia histórico, após 10 anos sonhando com a presença de um/a obreiro/a na cidade de Buritis, finalmente, neste dia 16 de Agosto, o sonho, com muita dedicação e busca, foi concretizado.
Em culto de ação de graças, A IECLB, através da comunidade presente, presbíteros/as, o Pastor Sinodal Mauri Magedanz, assistentes P. Alan Schulz e o Diácono Erivelton Reincke, oficializou a instalação do P. Wantuil Dettmann. Mesmo com um calor de quase 40 Cº, unidade relativa do ar, abaixo de 20%, a Igreja estava lotada e com varias pessoas do lado de fora.
Em fim, graças à graça de Deus, o sonho sonhado em mutirão na comunidade e a oferta de amor de muitos irmãos e irmãs, mais um objetivo do Planejamento Sinodal foi concretizado.
Seja bem vindo P. Wantuil para a missão de Deus neste chão.
P. Sin. Mauri Magedanz