Sou a Pastora Anelise Knüppe, nascida e crescida na cidade de Dr. Mauricio Cardoso/RS. Meus pais, Erno e Alice, são pequenos agricultores e trabalham nas atividades do sítio. Tenho um irmão, Vander, que trabalha na cooperativa agrícola da cidade.
Quando meu irmão e eu éramos pequenos, meu avô sempre fez questão que estivéssemos envolvidos nas atividades da comunidade. Era ele quem nos levava para o culto infantil aos sábados à tarde e para os ensaios das famosas apresentações natalinas. Hoje percebo o quanto essas iniciativas, do meu avô, fizeram a diferença em nossas vidas.
Depois do Ensino Confirmatório, fui orientadora do Culto Infantil e comecei a participar do grupo de jovens. Esse período foi de suma importância na decisão de seguir o ministério na IECLB.
Iniciei a Teologia, na EST, em 2008. Em 2011 realizei meu período de estágio na Paróquia Martim Lutero de Brusque/SC. Ainda no estágio, consegui uma bolsa de estudos para realizar intercâmbio na Alemanha. Entre agosto/11 e julho/12 estudei Teologia na UNI LEIPZIG. Foi um tempo riquíssimo em aprendizagem e novas experiências. Foi um tempo de vivenciar igreja em outro contexto, em outra realidade.
Ao voltar da Alemanha, paralelamente ao curso de Teologia na EST, fui convidada a trabalhar num projeto desenvolvido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho, no Lar Padilha em Taquara/RS. O Lar Padilha abriga crianças de até os 18 anos que são tiradas de suas famílias por sofrerem algum tipo de violência. Elas são levadas para lá por órgãos competentes e recebem tudo o que precisam: estudo, alimentação, atividades esportivas e acima de tudo carinho e atenção. Todo final de semana, de sexta a domingo, eu ia para o Lar Padilha e desenvolvia atividades que despertassem a espiritualidade das crianças e adolescentes. Um dos momentos mais bonitos era o do domingo de manhã. Depois do café, todos ficávamos no refeitório e tínhamos um momento de oração e meditação. Ter trabalhado com essas crianças e adolescentes me ensinou muita coisa. A principal delas: valorizar aquilo que eu tinha e que eles buscavam incansavelmente, o amor de suas famílias.
Encerrado o curso de Teologia fui designada, pela IECLB, a realizar meu Período Prático na Paróquia de Marechal Floriano/ES. Foi uma benção ter estado com aquela paróquia. Ter, acima de tudo, aprendido e me preparado com aquelas pessoas para assumir o ministério pastoral na IECLB.
Nesse ano de 2016, fui ordenada ao ministério pastoral na IECLB e enviada para assumir os trabalhos na Paróquia Princípio da Esperança em Rolim de Moura/RO. Um contexto bastante diferente do qual eu estava habituada, por isso um desafio bastante grande. Mas, ao mesmo tempo, uma realidade que instiga ao serviço.
Sou grata a Deus por ter conduzido meus passos até aqui, por ter sido refúgio e fortaleza e por colocar pessoas tão especiais ao longo da caminhada. Na certeza de que Deus acompanha cada passo e dirige essa caminhada, me despeço.
Fraterno abraço. Pa. Anelise