No dia 03 de dezembro reuniram-se lideranças das Comunidades do Sínodo Sudeste para celebrar o Culto de Investidura do Pastor Sinodal e Pastor Vice Sinodal Marcos Jair Ebeling e Alberi Neumann, respectivamente.
O Culto aconteceu na Igreja da Ressurreição, Paróquia do ABCD em Santo André, SP, conduzido pela Pastora Presidente da IECLB Sílvia Beatrice Genz.
O rito de investidura contou com palavras de agradecimento ao Pastor Ernani Ropke que deixa a função de Pastor Vice Sinodal e assume a representação do Sínodo Sudeste no Conselho da Igreja.
Pastora Sílvia, assistentes e comunidade acolheram e investiram em suas funções a nova coordenação pastoral do Sínodo Sudeste. Foi momento de renovação dos votos ministeriais no sentido de exercer a função com responsabilidade e fidelidade ao Evangelho, mediante os dons graciosos recebidos de Deus.
A pregação do culto foi conduzida pelo Pastor Marcos que destacou a missão de João Batista como sendo também a missão da Igreja Luterana na cidade ao parafrasear Mateus 3.3 dizendo: “Voz do que clama na cidade: preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas ruas e avenidas.” P. Marcos lembrou que o clamor da IECLB ecoa de muitas formas:
-
pelas decisões evangélicas do Conselho Sinodal para suas comunidades
-
pela voz dos presbitérios que testemunham a fé em sua cidade
-
pela voz dos grupos comunitários (OASE, Juventude, Culto Infantil, Ensino Confirmatório, mulheres, liturgia, corais ...) que são ensino, vivência e testemunho público da fé
-
pela voz das instituições diaconais do Sínodo Sudeste que, além da incidência social, são espaço de cura e dignidade para a vida de centenas de pessoas
- pela voz do culto dominical que acolhe as pessoas em oração, oferta o sacramento, partilha da Palavra, fortalece na fé, anima e inspira pessoas a irem fazer discípulos e discípulas.
A Paróquia do ABCD acolheu todos e todas com carinho e simpatia, boa música e com um delicioso coquetel após o culto.
Registre-se a bela presença de lideranças e ministros/as do Sínodo Sudeste e da ecumene. Apesar das distâncias, o corpo estava reunido e unido.
Deus gracioso, não retire teu espírito no testemunho rendido pelas ruas e vielas das metrópoles através da Tua Igreja.