Com sede em São Paulo e por abrigar em sua área de atuação as três maiores metrópoles brasileiras, o Sínodo Sudeste tem como desafio a realização da missão de Deus em contextos urbanos, marcados pela violência, pelo anonimato, pelo individualismo, pela falta de segurança, por riqueza e miséria convivendo lado a lado.
Ao mesmo tempo, depara-se com o desafio de não esquecer os problemas da realidade rural, uma vez que algumas de suas comunidades também estão presentes em tal contexto. Devido ao grande leque de possibilidades e às variadas frentes de ação, uma das ênfases deste Sínodo reside na formação de lideranças que disponibilizem seu tempo e seus dons para maior eficácia no trabalho.
Outra ênfase na ação do Sínodo Sudeste é a promoção da missão de Deus, com vistas aos desafios naturalmente colocados pela realidade urbana. Neste contexto tão marcado por violência, desconfiança, anonimato e outras tantas características que contribuem para o distanciamento entre as pessoas, a vivência comunitária quer ser uma experiência sempre mais valorizada com o intuito de aproximar pessoas e fazer com que se sintam irmãs na fé e numa caminhada que visa a transformação de toda esta realidade em Reino de Deus.