Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

PRIMAVERA: RECOMEÇO...

11/09/2014

Nesses últimos dias as manhãs estão diferentes. Logo ao acordar quando abro as cortinas da sala, pelo vidro, já vejo que o sol chega sempre mais forte. Tudo está mais colorido pelas diversas flores que começam a florescer espontaneamente em qualquer espaço vago. Os cantos dos pássaros estão de volta e são muitos e diversos.

Resumo com concluindo: as manhãs estão ficando mais bonitas, de novo. Que bom.Estamos em setembro, este mês marca o início da primavera. Época em que a terra, os animais e as plantas recomeçam seus ciclos. Tudo vai ficando mais verde, flores são vistas por todos os caminhos, há mais passarinhos cantando e os filhotes dos animais silvestres aparecem cada vez com mais frequência. Essa é a primavera, um tempo de recomeço da vida.

Nós como cristãos podemos também aproveitar esse tempo de recomeço para renovar nossas forças no serviço para o Reino. Renovar nossa participação na comunidade. Renovar os convites que fizemos aos nossos semelhantes para unirem-se a nós. Renovar nossa esperança na vida que Deus pode dar a todo que crê. Renovar nossa fé.

Durante o ano litúrgico da igreja temos vários momentos muito propícios para um recomeço para a renovação de nossa fé. Iniciamos com o advento que prepara para o natal. Nessa época renovamos nossa esperança, eis que lembramos o nascimento do Deus menino que veio para nos salvar e trazer a paz. Nesta época enfeitamos nossas casas e um espírito de alegria contagia a todos. Nesse sentimento enceramos também mais um ano do calendário civil e recomeçamos os trabalhos, a vida do cotidiano em um novo ano. Com o advento e o natal a igreja também recomeça um novo ciclo do ano litúrgico.

Depois vem a quaresma que prepara para a Páscoa. Angustia, reflexão, dor, morte, e a maior de todas as vitórias, a ressurreição, marcam essa época. Aqui relembramos a caminhada de Jesus nos seus últimos dias neste mundo. Renovar a certeza da salvação é nossa tarefa. Lembrar-se mais uma vez do preço que foi pago para que nossos pecados fossem perdoados é inevitável.

Na metade do ano temos as celebrações de ação de graças. Momentos em que renovamos nossa certeza de que em Deus está nosso sustento. Neste tempo agradecemos por todo o cuidado que Deus dispensa a cada um de nós, a nossas famílias e também às nossas comunidades. Esse sentimento nos leva a recomeçar nossos trabalhos após as colheitas, novos plantios e novos planos são colocados diante de Deus. Colhemos e recomeçamos. Na fé colhemos a certeza de que Deus tudo provê a seu tempo.

Agora estamos em setembro e fora da igreja o recomeço vem da natureza, vem com a primavera. Esse tempo que não está no calendário litúrgico, mas pode e deve ser celebrado por nós em nossas comunidades. Pois segundo Jesus Cristo, é Deus quem veste a flor do campo e que alimenta os passarinhos. É Deus o criador da natureza e mantenedor da vida. Então quando a natureza recomeça também a igreja é chamada a recomeçar. Passou-se mais um inverno e todos são chamados a aumentar suas atividades com os belos dias que se tornam agora mais frequentes.

Tudo isso é um grande convite de Deus para sua igreja rebrotar e renascer como no natal e na Páscoa. Termino citando uma de um hino muito conhecido em nossas comunidades que diz: “De manhã cedo os passarinhos estão cantando, louvando ao Criador. E tu amigo, por que não cantas, louvando a Cristo Jesus o salvador? E tu amigo, por que não cantas, louvando a Cristo Jesus o salvador? É hora de recomeçar na fé.

Pastor da IECLB em Mondaí/SC
 


Autor(a): P. Jeferson Rusch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29809

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br