Nesses últimos dias as manhãs estão diferentes. Logo ao acordar quando abro as cortinas da sala, pelo vidro, já vejo que o sol chega sempre mais forte. Tudo está mais colorido pelas diversas flores que começam a florescer espontaneamente em qualquer espaço vago. Os cantos dos pássaros estão de volta e são muitos e diversos.
Resumo com concluindo: as manhãs estão ficando mais bonitas, de novo. Que bom.Estamos em setembro, este mês marca o início da primavera. Época em que a terra, os animais e as plantas recomeçam seus ciclos. Tudo vai ficando mais verde, flores são vistas por todos os caminhos, há mais passarinhos cantando e os filhotes dos animais silvestres aparecem cada vez com mais frequência. Essa é a primavera, um tempo de recomeço da vida.
Nós como cristãos podemos também aproveitar esse tempo de recomeço para renovar nossas forças no serviço para o Reino. Renovar nossa participação na comunidade. Renovar os convites que fizemos aos nossos semelhantes para unirem-se a nós. Renovar nossa esperança na vida que Deus pode dar a todo que crê. Renovar nossa fé.
Durante o ano litúrgico da igreja temos vários momentos muito propícios para um recomeço para a renovação de nossa fé. Iniciamos com o advento que prepara para o natal. Nessa época renovamos nossa esperança, eis que lembramos o nascimento do Deus menino que veio para nos salvar e trazer a paz. Nesta época enfeitamos nossas casas e um espírito de alegria contagia a todos. Nesse sentimento enceramos também mais um ano do calendário civil e recomeçamos os trabalhos, a vida do cotidiano em um novo ano. Com o advento e o natal a igreja também recomeça um novo ciclo do ano litúrgico.
Depois vem a quaresma que prepara para a Páscoa. Angustia, reflexão, dor, morte, e a maior de todas as vitórias, a ressurreição, marcam essa época. Aqui relembramos a caminhada de Jesus nos seus últimos dias neste mundo. Renovar a certeza da salvação é nossa tarefa. Lembrar-se mais uma vez do preço que foi pago para que nossos pecados fossem perdoados é inevitável.
Na metade do ano temos as celebrações de ação de graças. Momentos em que renovamos nossa certeza de que em Deus está nosso sustento. Neste tempo agradecemos por todo o cuidado que Deus dispensa a cada um de nós, a nossas famílias e também às nossas comunidades. Esse sentimento nos leva a recomeçar nossos trabalhos após as colheitas, novos plantios e novos planos são colocados diante de Deus. Colhemos e recomeçamos. Na fé colhemos a certeza de que Deus tudo provê a seu tempo.
Agora estamos em setembro e fora da igreja o recomeço vem da natureza, vem com a primavera. Esse tempo que não está no calendário litúrgico, mas pode e deve ser celebrado por nós em nossas comunidades. Pois segundo Jesus Cristo, é Deus quem veste a flor do campo e que alimenta os passarinhos. É Deus o criador da natureza e mantenedor da vida. Então quando a natureza recomeça também a igreja é chamada a recomeçar. Passou-se mais um inverno e todos são chamados a aumentar suas atividades com os belos dias que se tornam agora mais frequentes.
Tudo isso é um grande convite de Deus para sua igreja rebrotar e renascer como no natal e na Páscoa. Termino citando uma de um hino muito conhecido em nossas comunidades que diz: “De manhã cedo os passarinhos estão cantando, louvando ao Criador. E tu amigo, por que não cantas, louvando a Cristo Jesus o salvador? E tu amigo, por que não cantas, louvando a Cristo Jesus o salvador? É hora de recomeçar na fé.
Pastor da IECLB em Mondaí/SC