JOAÇABA
50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA COMUNIDADE E 27 ANOS DE PARÓQUIA
No dia 4 de novembro de 1962, a Comunidade Evangélica de Joaçaba fez uma grande festa. Acontecia ali a realização de uma antiga aspiração. Era o dia em que se colocava a pedra fundamental para a construção do atual templo.
O Vale do Rio do Peixe era a terra do futuro, rica e ainda por ser desbravada. Limeira, mais tarde Cruzeiro do Sul e hoje Joaçaba, também acolheu evangélicos, mas estes nunca haviam conseguido juntar-se em Comunidade, sendo atendidos por pastores itinerantes do Sínodo Riograndense.
De Marcelino Ramos e Piratuba vieram alguns pastores para atender os evangélicos residentes em Joaçaba, entre eles o pastor Richard Hanemann, até o ano de 1930.
Um terreno chegou a ser doado por uma colonizadora, mas a esperteza de alguns aproveitou-se da boa fé de outros, e aquele foi perdido antes que disso tivessem se dado conta os segundos. Esta comunidade embrionária acabou por ali mesmo.
Em 1930, novo ímpeto levou as famílias evangélicas fiéis à sua profissão de fé a se filiarem á comunidade evangélica de Luzerna.
Finalmente, no dia 5 de fevereiro de 1961 foi fundada a comunidade em culto solene. Em assembléia geral da mesma, foi eleita a primeira diretoria assim composta: Artur Hagemann, presidente; Walter Krûger, tesoureiro e Milton Laske, secretário. Na época, a comunidade tinha 23 membros inscritos.
A construção do templo da comunidade levou 18 anos, sendo o mesmo oficialmente inagurado no ano de 1979.
Com a criação do segundo pastorado de Luzerna, não tardou para que a paróquia de Joaçaba se tornasse independente de Luzerna.
Atualmente a comunidade de Joaçaba conta com aproximadamente 180 membros batizados. Destaca-se principalmente o trabalho com música na comunidade, que tem sido marco referencial para a cidade e região. Todo o trabalho comunitário é inserido em ambiente urbano.
(OBS.: Todas as fotos em anexo tem como fonte: Arquivo da Comunidade)
CAPINZAL
UMA COMUNIDADE DE PESSOAS VINDAS ATRÁS DE EMPREGO.
Capinzal está situada a 35 km de Joaçaba. A comunidade de Capinzal, juntamente com seus dois pontos de pregação (Bairro Parizotto e cidade de Zortéa) reúne em torno de 90 membros batizados. A grande maioria desses membros, acorreram à cidade em busca de um emprego na Perdigão (hoje Brasilfoods), uma das principais empresas catarinenses.
Conforme informações, em 1972, em torno de 10 famílias membros eram esporadicamente atendidas pelo pastor Mertz, de Piratuba. Nestas ocasiões, o porão da residência de um dos evangélicos luteranos servia de local para reuniões e cultos.
No dia 8 de abril de 1973, algumas famílias se decidiram pela fundação de uma Comunidade, tendo como membros fundadores Darcy Wilbert, Leopoldo Wilber, Ivo Mûller, Milton Frûhauf, Hugo Altmann, Herbert Hachamann, Atílio Schneider, Ilse Matos, Wolfgang Behline, Edgar Schwantes e Norberto Kapps.
Neste mesmo ano, porém, o pastor Mertz foi transferido e com isso a Comunidade ficou sem cultos. Depois de algum tempo e por insistência do Sr. Armino Bencke, funcionário do Banco do Brasil local, as famílias passaram a ser atendidas pelo pastor Arno Paganelli.
Os cultos ainda aconteciam nas residências de membros, sendo que algum tempo depois passaram apenas a serem realizados na residência do Sr. Herbert Hachmann, até que o mesmo fez a doação de um terreno para a construção de um templo. Este foi construído com a colaboração de muitos capinzalenses, ou em trabalho, dinheiro ou material. No dia 9 de março de 1986, a Comunidade pode inaugurar o seu templo.
Com o passar do tempo o número de membros foi aumentando, sendo que o pastor Andreas Haar, segundo pastor da então paróquia de Joaçaba e Luzerna começou a atender as famílias ali residentes com maior empenho. Desde então, diversos foram os obreiros que prestaram assistência religiosa nessa comunidade. Muitas das famílias fundadoras transferiam residência de Capinzal. Em sua total maioria, atualmente o trabalho comunitário é realizado em ambiente urbano.