Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

I ENCONTRO DA CIDADANIA DO SÍNODO URUGUAI.

06/06/2017

Em 01 de abril o P. Dr. Valério Shapper da EST falou sobre cidadania. Ninguém nasce cidadão/ã, mas torna-se. Pois, cidadão/ã é aquele/a que, consciente de seus deveres e direitos, protagoniza a sua história em sociedade. Para isso, temos que ser coerentes. Não temos duas caras: uma para Deus e outra para o mundo.

Mas, confundimos estadania e cidadania. A primeira delega poderes ao estado e espera dele as suas benesses; numa relação de clientelismo, aonde os direitos são concedidos ou negados (conforme interesses). A segunda, é o ato de formar-se cidadão/ã, conhecendo os direitos e conquistando o espaço na sociedade. Enquanto a estadania leva a pessoa ao assistencialismo, a cidadania leva a reivindicar os direitos. Portanto, só se torna cidadão/ã aquele/a que, livre, assume sua responsabilidade social.

Em Lutero temos três estamentos (máscaras de Deus no mundo). A Igreja proporciona o ouvir da palavra de Deus e a comunhão. No estamento da política, a cidade/estado cumpre o dever de educar e encontrar os meios para a proteção da população. E na economia - o âmbito da casa, num aspecto amplo - se exerce a função de nutrir a vida (trabalho, lar, reprodução material e biológica).

A política se apresenta como ordem emergencial de Deus. Seu papel é combater o pecado, criando as normas necessárias à condução e proteção da vida; bem como à convivência em sociedade. Porém, é a relação entre os estamentos - conectados pela intenção amorosa de Deus - que define a atuação do/a cristão/ã, enquanto cidadão/ã.

No encontro demos um passo para formar uma rede cidadã de apoio. Para isso é necessário vencer o medo de, como igreja, assumir o papel de protagonista na história contemporânea. Imagine os políticos tendo que prestar contas de seus atos, diante de cristãos/cidadãos (ãs) conscientes de seus direitos?! Para isso, venha juntar-se a essa rede!


Autor(a): P. Marcos Cesar Sander
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42545

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br