
Representantes da Fundação de Jornalistas e Escritores de Istambul – Turquia visitou o Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste. Chegaram a sede do Sínodo para conhecer a Igreja Luterana. Após ouvirem informações sobre alguns aspectos eclesiológicos e confessionais do Sínodo Sudeste e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, apresentaram a proposta de promover um encontro inter-religioso em São Paulo para facilitar o conhecimento mútuo, debates e diálogos culturais e religiosos.
Os representantes da Fundação de Istambul, que teve início em 1994 e hoje presente em mais de 20 países, mencionaram também os seus esforços no estabelecimento de um diálogo entre as diferentes ideologias, culturas e religiões. Sustentaram que o diálogo é indispensável e que as pessoas, independentemente de sua nacionalidade ou fronteiras políticas, possuem muito mais coisas, culturas e compromissos com a vida comuns do que elas podem imaginar.
O Pastor Sinodal, Guilherme Lieven, aceitou o convite dos visitantes, considerando que a iniciativa é nova, mas que a IECLB desde o seu início está comprometida com atividades que difundem o diálogo, a convivência e a experiência de confiança entre as diferentes Igrejas, religiões e culturas.
Com a presença do Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Sudeste, os representantes puderam compreender também um pouco da estrutura participativa e compartilhada, entre obreiras/os e membros das comunidades, da IECLB.
A Igreja Luterana no Sudeste do Brasil constantemente depara-se com novos desafios. Este é mais um que, certamente, resultará em aprendizado, testemunho e serviço em favor da vida.