Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Uma espiritualidade sadia no combate ao estresse

30/06/2008

Hoje em dia uma palavra que tem nos acompanhado é “estresse”! Também, não é para menos: o trânsito engarrafado, motoristas nervosos, pedestres que atravessam onde não deviam, motos que fazem zigue-zague, ônibus que atrasam, buzina daqui, buzina dali... Além do trânsito, ainda vêm as contas a pagar: luz, água, telefone, aluguel, plano de saúde, escola, tv a cabo... Além disso, os preços dos alimentos têm subido, o pãozinho, o óleo, o feijão... Tudo isso e muito mais, deixam a pessoa nervosa, estressada. Quanta gente procura uma fuga para o estresse em academias, ou caminhando ao ar livre, fazendo alguns exercícios... Que coisa boa! Desde que se tenha orientação médica, ajuda muito! Outras pessoas procuram um outro tipo de saída, indo comer uma pizza com os amigos, “pegando” um cinema por exemplo. Outros procuram fazer um passeio, saem com a família... E você? O que você faz para superar o estresse???

Eu gosto da palavra do Apóstolo Paulo que diz para a gente jogar sobre Deus a nossa ansiedade (Filipenses 4.6). Será que a gente pode substituir a palavra ansiedade por estresse? Eu creio que a gente deve procurar lançar sobre Deus o nosso estresse. E a gente faz isso através da nossa oração dirigida a Ele. Como é bom poder levar a Deus todo o nosso cansaço, as nossas dificuldades, os nossos medos, a nossa irritação, as nossas preocupações... A oração desestressa! E, sabem, ler um Salmo também é um remédio muito bom. Quantos salmos nos dão paz. Vamos nos acalmando... Ir à Igreja, louvar a Deus com os irmãos, participar dos estudos bíblicos, cantar... Nós temos na espiritualidade sadia uma saída muito boa, eu digo que é a melhor, para superar o estresse do dia-a-dia. É claro que cuidar do corpo com exercícios saudáveis ajuda muito. Mas não é espiritualidade também o cuidar do corpo?! Afinal, o Apóstolo Paulo diz aos cristãos que o corpo deles é templo onde mora Deus (1Coríntios 3.16).

Quantas vezes pude experimentar Deus me refazendo as forças quando eu O busco em oração! Quantas vezes estive tão cansado, abatido, estressado, mas Deus cuidou de mim. Deus cuida de nós. Deus quer nos ajudar a superar as crises da vida. Deus quer nos ajudar a superar o estresse cotidiano, mas é necessário buscar ao Senhor. Esses tempos vi um adesivo no carro que dizia: “Ora que melhora!”. E eu creio firmemente nisso. Eu creio que a nossa vida só melhora quando buscamos a Deus. É claro que não queremos propagar a imagem de Deus associada à de um gênio da lâmpada que resolve todos os nossos problemas e nos dá tudo o que queremos, pois esse não é o Deus dos Evangelhos. Contudo, não devemos menosprezar a oportunidade que temos de estar em contato com o Criador do universo. Ele sabe “mexer” na nossa vida para que ela seja uma vida equilibrada. Deus quer nos dar vida com qualidade, mas é necessário buscar ao Senhor diariamente. Não devemos buscar uma saída mágica para todos os problemas, mas buscar no Senhor a força, a direção, o consolo, a paz, a alegria, o amor verdadeiro... Podemos crer: Tudo que necessitamos está nas mãos de Deus. Lutero escreveu isso no Catecismo Maior (*) explicando o 1o mandamento: “... o que te falta em matéria de coisas boas, espera-o de mim e apega-te comigo. EU, eu te quero dar o suficiente e livrar-te de todo aperto. Tão-só não prendas a nenhum outro o coração, nem o deixes em outro descansar. (...)”. Entregue seu estresse a Deus. Ore, medite, cante louvores... “Ora que melhora!” Amém.

P. Telmo Noé Emerich, Pastor da IECLB em Petropolis/RJ

(*) LUTERO, Martinho. Os Catecismos, p. 395. Porto Alegre. Concórdia Editora Ltda. São Leopoldo. Editora Sinodal. 1983.


Autor(a): Telmo Emmerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8328

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br