Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Uma cruz no centro de São Paulo

20/06/2013

A cruz de Cristo aponta para a presença constante de Deus no mundo, de tal forma que ela é sempre atualizada para dentro da realidade. A contextualização da ação de Deus no mundo de hoje é fruto da entrega de Jesus Cristo, por nós. Por ser a Cruz a mensagem central das Escrituras é possível perceber que, assim como Deus se relacionou com o mundo, Deus continua sua ação salvadora no tempo presente.

A mensagem da Cruz consiste em estar disposto a servir, não buscar seus próprios interesses, com outras palavras, ser um cristo para o outro. No tempo presente, através do Espírito Santo, Deus capacita seus filhos e filhas por meio da fé para que juntos possam compartilhar com as demais pessoas seus dons, na construção de um mundo mais justo e fraterno.

A Cruz é o símbolo da fé cristã. A cruz representa o sofrimento e a miséria humana, mas que pelo poder de Deus é transformada em esperança, pois nem mesmo a tragédia da morte de Jesus na cruz pode vencer a mensagem do evangelho. Deus ressuscitou Jesus e Jesus vive. Por causa desta fé, a Comunidade Cristã é libertada para colocar seus dons, sem medo das consequências, a serviço do mundo, com tantas cruzes, nas quais pessoas e sociedades são marcadas pela dor e sofrimento.

As Igrejas são identificadas com a cruz. A Igreja Martin Luther, no Centro de São Paulo, também ostenta uma cruz, no alto de sua torre, para sinalizar a quem puder ver que esta é uma Igreja que dá testemunho do amor incondicional de Jesus Cristo por todos os que sofrem. Por causa do restauro, a cruz foi retirada da torre e baixou onde era possível tocá-la. Algo parecido é a relação de Deus para com a criação. Ninguém pode chegar até Deus é Deus que vem sempre até as pessoas.

Quando a cruz esteve no chão foram vistas três marcas de bala que a perfuraram. A cruz de Jesus Cristo continua nos dias de hoje sofrendo tentativas para silenciá-la. Após o restauro da torre, a cruz voltou ao seu lugar de destaque, cravada por balas, para que nunca se esqueça a quem esta Igreja pertence e qual o seu papel no mundo.

 


Autor(a): Carlos Alberto Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22750

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br