Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Tempos líquidos - Mateus 7.24-27; Lucas 6.48 - P. Gerson Acker - 23 de setembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

23/09/2021


Saudação: Olá meu irmão. Olá minha irmã. Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!

Antigamente, quando a gente comprava um eletrônico, um eletro doméstico, a gente tinha a sensação que ele durava muito mais. É bem verdade que a maioria dos produtos, atualmente, são altamente descartáveis. Estragou? A gente joga fora e compra de novo. É um traço da nossa sociedade consumista, nada é feito para durar.

Esse conceito de que nada é feito para durar, nos vem das pesquisas e dos livros que o Polonês sociólogo Zygmunt Bauman escreveu. E ele diz que a nossa modernidade é líquida porque ela se comporta como os líquidos. Os líquidos, eles são instáveis, eles tem falta de coesão e eles também não tem forma definida.

Me diz meu irmão, minha irmã se tantas e tantas vezes a gente se sente assim, boiando, sem um solo firme para pisar? Jesus nos questiona diante dessa situação, quando usa de uma parábola. Essa parábola, nós encontramos em dois evangelhos, Mateus e Lucas. É a parábola da pessoa que constrói a sua casa sob areia e a outra que constrói sob a rocha.

No evangelho de Mateus diz que quem ouve os ensinamentos de Jesus e quem vive de acordo com eles é como uma pessoa que constrói a sua casa, ou seja, a sua vida sobre uma base sólida.

No evangelho de Lucas, a gente tem uma nuance um pouquinho diferente. Eu gosto da versão de Lucas porque vai dizer que quem ouve os ensinamentos de Jesus e é obediente a eles é como a pessoa que cava, bem fundo, para colocar o alicerce da sua casa na rocha. E aí não tem tempestade, não tem tempo líquido que derrube a casa.

Meu querido irmão, minha querida irmã, a gente precisa se esforçar para ser o contraponto dentro desse mundo líquido. Enquanto tudo ao nosso redor, tende a sensação da liquidez, compete a nós solidificar, buscar bases firmes para conduzir as nossas vidas, as nossas relações e a nossa maneira de ser em sociedade. Que a nossa base, sejam os ensinamentos de Jesus Cristo. Que assim seja, Amém!

Oração: Ora comigo? Querido Deus não permita que naufraguemos no meio do caos dessas águas turbulentas dos tempos modernos. Dá – nos a paz que precisamos e a sabedoria para cavarmos fundo e buscarmos alicerces firmes em ti para conduzir a nossa vida. Por Cristo Jesus é que nós oramos. Amém!

Bênção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai-Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br