Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Sê forte e corajoso - três verdades para serem guardadas

21/06/2011

Leitura: (Josué 1.1,2,6-9).

Na casa em que moramos, temos uma escada com 18 degraus. Nosso cãozinho tem medo de subir e descer esta escada. Se ele é colocado no meio dela, fica paralisado. Mesmo colocando um biscoito como incentivo, ele não tem coragem para seguir em frente. Isso me faz pensar em Josué que tinha pela frente a missão de conduzir o povo para tomar posse da terra prometida. Não seria fácil. Muitas “escadas” ele teria que subir e descer. Dificuldades e provações o aguardavam nesta tarefa. Ele precisava ser corajoso. E nós? Quais são as “escadas” que nos impedem de seguir? Que travam nossa caminhada?

O medo sempre vai querer bater à nossa porta. Tome cuidado para não convidá-lo para o jantar, não lhe ofereça uma cama para passar a noite, pois ele vai querer ficar sempre contigo. Olhemos para a Palavra de Deus, nela Josué recebeu orientação e ajuda, nela nós também recebemos a graça de ouvir que o medo pode preencher o mundo, mas não tem de preencher nosso coração. Estas palavras que o Senhor dirigiu a Josué têm encorajado filhos e filhas de Deus no passar dos tempos. Que também dê coragem para nós hoje. Vamos compartilhar três verdades que este texto bíblico nos quer lembrar!

Primeiro, Deus é quem escolheu você para a missão que você desempenha em sua vida. No v.9 está: “Não to mandei eu?”. Josué precisava renovar a fé de que Deus o chamara para a tarefa. Mediante o batismo, o Senhor Deus também te chamou para andar com ele. A tua vida, teu trabalho, a missão de ser pai, mãe, esposa, esposo, filho, filha, em tudo isso você é alguém que tem toda possibilidade para crescer e cumprir na vida a missão e tarefa que está diante de ti. Josué não parou para reclamar ou ver se as “cláusulas” desta Palavra de Deus estavam ou não corretas, mas aceitou o chamado. Esta disposição nós também devemos ter, pois é Deus quem nos chama.

Segundo, Deus está presente e coopera para que a tarefa seja realizada. É ele que a leva a bom termo. Deus havia prometido a Abraão a posse da terra e aqui confirma a Josué esta promessa (vv.2,6). Josué não estaria em nenhum momento sozinho no cumprir de sua missão. Também você não está! Pode ser que justamente agora você tenha uma “grande escada” pela frente, e sente medo. Saiba que o medo nunca escreveu uma sinfonia ou poema, não estabeleceu a paz ou curou uma doença. O medo nunca libertou uma família de uma dificuldade. O medo nunca salvou um casamento ou um negócio. Mas a coragem sim! Sempre acontece algo para quem segue em frente. Tenha coragem, pois é o Senhor quem vai adiante de ti. Nada pode impedir que Deus realize sua boa obra em tua vida e por teu intermédio.

Terceiro, aprendemos que Deus concede êxito a quem é fiel. Josué é lembrado nos versículos 7 e 8 de que deve guardar a Palavra de Deus. Ele deveria ler a palavra para conhecê-la, cumpri-la e ensiná-la ao povo. As vezes pensamos que este é um detalhe que na vida não fará tanta diferença. Pois saiba que faz toda diferença! Fidelidade sempre foi decisiva na vida cristã. Pense: o que mais desanima você? O que tira as tuas forças? Quando você acha que não vale mais a pena seguir em frente? São as outras pessoas, as circunstâncias, falta de visão, aborrecimentos contigo mesmo? Precisamos guardar a Palavra de Deus, pois ela purifica nosso coração, limpa a visão e nos ensina como proceder. Tão somente procure viver de acordo com o tem aprendido da Palavra de Deus, e o bondoso Senhor contigo estará.



Deus disse: “sê forte e corajoso”. Esta é sua ordem. Foi ele que chamou, ele que auxilia e dará bom êxito. Por isso, quando as coisas não vão bem, como pode acontecer, quando a estrada só vai para cima e você se cansa, quando a escada à tua frente dá medo e oprime, descansa nesta Palavra do Senhor e não desista. Você pode não saber, mas pode ser que o alvo esteja logo à frente, bem pertinho! Pode estar chegando, mas você não vê agora. Portanto, continue! Se forte e corajoso e confia no Senhor. Amém.

Pastor Astor Albrecht
 


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Antigo / Livro: Josué / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7803

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br