Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Relatório do Presidente do Conselho Sinodal - Assembleia Sinodal - Sínodo Sudeste - IECLB - 2006

20/05/2006

Prezados membros da Assembléia Sinodal, prezados visitantes:

Temos a responsabilidade pelo apoio administrativo das atividades no nosso Sínodo, mas também de sua coordenação no ministério compartilhado entre a nossa liderança leiga e voluntária e os nossos obreiros.

Observamos com satisfação o processo de consolidação da organização em núcleos. Os quatro Núcleos – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo –, mesmo considerando as dificuldades para reunir pessoas, desenvolveram várias atividades de intercâmbio, estudo e formação. Aconteceram seminários de presbíteros que enfocaram temas diversos. O núcleo Rio de Janeiro teve várias reuniões em diversas paróquias estudando vários temas. O núcleo Campinas realizou sua 1ª Conferência Missionária. O núcleo Minas Gerais tratou do tema “Fé, Gratidão e Compromisso” em Funil, e de “Liderança” em Juiz de Fora. O núcleo São Paulo continuou a sua discussão sobre o ser-igreja hoje e no futuro. Um dos encaminhamentos foi a elaboração de um documento básico sobre os fundamentos e identidade consensuais da Igreja em São Paulo.

Na área de comunicação continuamos com o sucesso de nosso Portal www.luteranos.com.br . Ele agrega a maior parte das nossas Paróquias e algumas de nossas atividades diaconais institucionalizadas. O número de acessos tem crescido vertiginosamente.

O Sínodo assinou uma carta de intenções com a Secretaria Geral da IECLB com o objetivo de colocá-lo a serviço de toda Igreja nacional.

Além disso, o Sínodo Sudeste realizou uma parceria com a Editora Otto Kuhr para incorporar a Agenda Sinodal na edição anual do Vade-Mécum Luterano. Isso possibilitou que todas as lideranças sinodais tivessem a um instrumento de trabalho útil para o exercício de suas atividades comunitárias e sinodais.

Os grupos da OASE no nosso Sínodo tem seguido o seu curso normal e tem dado apoio significativo nas atividades comunitárias.

Recebemos um bom relatório das atividades de nossa Juventude no Sínodo, mas deveríamos encontrar formas de apoiar ainda mais as suas atividades nos diversos Núcleos.

Nas comunidades aconteceram muitas Atividades Musicais em apoio à nossa espiritualidade. Em conjugação aos festejos do jubileu dos 160 anos de fundação da Comunidade de Petrópolis/RJ, aconteceu o II Encontro de Corais do Sínodo Sudeste com a participação de vários corais.

Em nível sinodal, fora as reuniões do Conselho Sinodal, a diretoria se ocupou com inúmeros assuntos de caráter administrativo-financeiro, apoiou e deu pareceres para o encaminhamento de projetos, tomou conhecimento e agiu em relação aos problemas doutrinários em comunidades do Sínodo e estimulou a realização de encontros nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro para o intercâmbio de experiências e fortalecimento das atividades diaconais. Fez-se um levantamento das atividades diaconais de caráter institucionalizado e um outro sobre a diaconia comunitária.

O Sínodo participou dos fóruns convocados pela Presidência da IECLB. O primeiro teve como tema “Fé, Gratidão e Compromisso” e foi realizado em Rodeio 12 / SC em junho de 2005. O segundo, realizado em São Leopoldo/RS, avaliou a nova estrutura da IECLB.

Houve também duas reuniões do Pastor Presidente com os Presidentes e Pastores Sinodais. Neste último encontro em abril do corrente ano, tivemos uma reunião paralela com o Secretário Geral e seus Assessores, destacando-se a responsabilidade administrativa dos dirigentes das instituições jurídicas em nossa Igreja.

Concluindo, verificamos que o que destaca as nossas Comunidades e Paróquias são as suas atividades, mas o que se faz necessário é uma melhor divulgação de nossa identidade luterana.

Peter Dauch
Presidente do Conselho Sinodal
 


Autor(a): Peter Dauch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 14761

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br