Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Quem nós lembramos no Natal?

Artigo

09/12/2008

Logo que lembramos de Natal, lembramos de Papai Noel e presentes. Afinal, é isso que vemos na TV e nas Lojas. Então, Natal é a festa do Papai Noel e de presente. Mas porque Papai Noel e presentes? Será que não estamos nos esquecendo do essencial? Será que estamos indo à festa de aniversário e nos esquecemos do aniversariante?

Na verdade, o dia do Papai Noel é dia 6 de dezembro. Neste dia, lembramos da morte do Bispo Nicolau, no ano de 350, que deu origem ao Papai Noel. Ele era Bispo da Igreja Oriental e morava em Mira, na Ásia Menor.

O Bispo Nicolau acolhia em sua casa pessoas carentes e protegia também as pessoas necessitadas de toda redondeza. Ele se sentia protegido por Deus e levava esta proteção para os outros.

Conta-se que ele desafiava até o imperador Dioclesiano, conhecido por perseguir e matar Cristãos.

O Bispo Nicolau visitava as casa na época de Natal distribuindo doces para as crianças levando a alegria do nascimento de Cristo para dentro de todas as casas, especialmente as dos mais pobres e necessitados. As crianças ficavam na espera orando e cantando em família até o bom velhinho entrar em sua casa. A alegria era geral por que Nicolau distribuía amor, carinho, proteção, simpatia, generosidade, segurança... Por isso, a tradição do Papai Noel acabou se fundindo com a comemoração do Natal.

Há o perigo do Natal ser esvaziado do seu sentido quando os presentes e o Papai Noel se tornam mais importante que o gesto de alegria pelo Nascimento de Jesus Cristo.

Hoje, quase ninguém conhece quem foi Nicolau e da tradição de presentear amor, carinho, proteção, generosidade, simpatia, amizade.

Muitos desinformados podem até perguntar: o que tem a ver um velhinho, de barbas brancas, roupas vermelhas e com um cajado na mão com a criança que nasceu? Será que seria o pai ou o avô da criança feliz por ter nascido seu filho e por essa razão distribuí presentes?

É necessário que o Espírito verdadeiro do Natal nos invada os corações para que não esqueçamos do essencial: Que Jesus Cristo Nasceu e trouxe luz para este mundo e veio salvar os perdidos. Jesus nos dá esperança e nova vida. Jesus veio trazer paz e amor para este mundo e quer que possamos compartilhar dessa paz e desse amor com nossos irmãos e irmãs.

P. Alberto Gallert, Pastor da IECLB em Santos/SP.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br