Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

É Primavera

23/09/2013

Estamos na primavera, a estação da esperança, nela florescem as flores e tudo fica mais belo. Mas tenho que confessar que, se não fosse pelo calendário, não saberia identificar o começo da estação. Ao meu redor há casas, ruas, prédios e carros, mas não vejo flores. O tom cinza das construções dão sustentação a um estilo de vida que em nada lembra a primavera. As pessoas estão sedentas por paz, esperança e vida.

Mas não é só nas grandes cidades que está difícil de identificar os sinais da primavera, também nos campos os efeitos das mudanças climáticas afetam as estações do ano. É possível fazer frio em pleno verão e flores brotarem no inverno. A ordem natural está abalada em função do comportamento humano. Mas é primavera.

Ao longo dos tempos a simbologia ajudou a construir a cosmo visão humana e a primavera é um destes símbolos de vida e ressurgimento. Para quem experimenta o rigor do inverno, a primavera é vida que renasce. Também a fé cristã é rica em simbologia e nela a primavera também significa vida nova e por isso esperança.

Como Igreja de Jesus Cristo, somos pessoas de fé e não pode existir fé sem esperança, cremos na realidade do Reino de Deus que indica uma nova vida. Nesta nova vida sempre é primavera, porque existe a alegria e a beleza do amor, do perdão e da reconciliação. Estes fundamentam a maneira das pessoas viverem.

A primavera é o sinal de que, mesmo nas desolações da vida, surgem motivos pelo que agradecer e festejar. Por isso como Igreja, o Espírito Santo faz florescer entre nós flores como o amor, a paz, o diálogo, o respeito, o cuidado e o perdão. Estar neste jardim florido significa ser contagiado por uma alegria sem fim. Esta é a primavera da fé cristã, cheia de esperança, esperança que transforma o mundo.

Crer em Cristo é primavera e a fé tem o poder de fazer surgir algo completamente novo e belo onde só havia medo e morte. E assim como após um longo período de inverno surgem sinais de que a primavera chegou. E nós vivemos da primavera.
Por isso,
                     Mesmo que nossos olhos vejam pessoas violentadas é Primavera
                     Mesmo que estejamos cercados por discórdias é Primavera
                     Mesmo que haja injustiça é Primavera
                     Mesmo que tenhamos medo é primavera
                     Mesmo que o sofrimento nos encontre é Primavera
                     Mesmo na sombra da morte é Primavera

Que o nosso testemunho de fé faça florescer na triste realidade da vida humana sinais de esperança e de primavera.

 


Autor(a): P.Carlos Alberto Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24836

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br