Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

É Primavera

23/09/2013

Estamos na primavera, a estação da esperança, nela florescem as flores e tudo fica mais belo. Mas tenho que confessar que, se não fosse pelo calendário, não saberia identificar o começo da estação. Ao meu redor há casas, ruas, prédios e carros, mas não vejo flores. O tom cinza das construções dão sustentação a um estilo de vida que em nada lembra a primavera. As pessoas estão sedentas por paz, esperança e vida.

Mas não é só nas grandes cidades que está difícil de identificar os sinais da primavera, também nos campos os efeitos das mudanças climáticas afetam as estações do ano. É possível fazer frio em pleno verão e flores brotarem no inverno. A ordem natural está abalada em função do comportamento humano. Mas é primavera.

Ao longo dos tempos a simbologia ajudou a construir a cosmo visão humana e a primavera é um destes símbolos de vida e ressurgimento. Para quem experimenta o rigor do inverno, a primavera é vida que renasce. Também a fé cristã é rica em simbologia e nela a primavera também significa vida nova e por isso esperança.

Como Igreja de Jesus Cristo, somos pessoas de fé e não pode existir fé sem esperança, cremos na realidade do Reino de Deus que indica uma nova vida. Nesta nova vida sempre é primavera, porque existe a alegria e a beleza do amor, do perdão e da reconciliação. Estes fundamentam a maneira das pessoas viverem.

A primavera é o sinal de que, mesmo nas desolações da vida, surgem motivos pelo que agradecer e festejar. Por isso como Igreja, o Espírito Santo faz florescer entre nós flores como o amor, a paz, o diálogo, o respeito, o cuidado e o perdão. Estar neste jardim florido significa ser contagiado por uma alegria sem fim. Esta é a primavera da fé cristã, cheia de esperança, esperança que transforma o mundo.

Crer em Cristo é primavera e a fé tem o poder de fazer surgir algo completamente novo e belo onde só havia medo e morte. E assim como após um longo período de inverno surgem sinais de que a primavera chegou. E nós vivemos da primavera.
Por isso,
                     Mesmo que nossos olhos vejam pessoas violentadas é Primavera
                     Mesmo que estejamos cercados por discórdias é Primavera
                     Mesmo que haja injustiça é Primavera
                     Mesmo que tenhamos medo é primavera
                     Mesmo que o sofrimento nos encontre é Primavera
                     Mesmo na sombra da morte é Primavera

Que o nosso testemunho de fé faça florescer na triste realidade da vida humana sinais de esperança e de primavera.

 


Autor(a): P.Carlos Alberto Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24836

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br