Em um momento de minhas diárias leituras encontrei tal pérola:
"Não existe uma célula sozinha. Ela é parte de um tecido, que é parte de um órgão, que é parte de um organismo, que é parte de um nicho ecológico, que é parte de um ecossistema, que é parte do planeta Terra, que é parte do Sistema Solar, que é parte de uma galáxia, que é parte do cosmos, que é uma das expressões do Mistério ou de Deus.Tudo tem a ver com tudo. A complexidade procura respeitar essa totalidade orgânica, feita de relações em rede e de processos de integração."
L. Boff, no livro: A Águia e a Galinha uma metáfora da condição humana.
Penso que estamos precisando rever nossa compreensão do que é, ou melhor quem é Deus. Realmente fazer-se esta pergunta: Quem é Deus pra mim. Numa tentativa de aproximação, re-ligação com a divindade. Quando me fiz esta pergunta deparei-me com um vazio, sem resposta alguma, este "nome" parece que tinha perdido o significado. Foi então que me vi no vazio de minha própria fé. E percebi isso em outro dia numa de minhas visitas pastorais quando uma senhora, muito ativa numa comunidade perguntou-me sobre o Gênesis e a história da criação e Adão e Eva, e ela disse, pastora: "eu não acredito nisso!"
Pois, fé precisa ser alimentada, desenvolvida, fortalecida.
Queridos leitores e leitoras isso acontece na vida comunitária, através da leitura diária, por meio do meditar e rever nossos conceitos e preconceitos, nas relações que estabelecemos uns com os outros e umas com as outras; interpreto que foi mais ou menos isso que Lutero queria dizer com "igreja sempre reformanda".
Então por que há muitas pessoas em estado depressivo?
Neste aspecto arrisco uma resposta: porque estão isoladas, "desligadas" da natureza divina que move este "nosso" cosmos. Urge re-estabelecermos redes de relações saudáveis, comprometidas com a Força-criadora- Deus.
Neste mesmo livro também li a história da águia-galinha. Somos como águias e nos fizeram pensar que somos como galinhas, sempre olhando para o chão, "ciscando migalhas"...descubra e alimente a águia que há em você!
Para entender melhor o que estou tentado dizer, leia o livro...
Que as bênçãos da Força-criadora-Deus estejam com vocês nesta busca incessante!
Na igreja, nos cultos, nunca estamos sós, venha participar conosco desta busca.
Carla S. Krüger, pastora