Certo jovem, todos os anos no dia de seu aniversario, subia as montanhas onde morava um velho sábio. Todas às vezes o jovem fazia a mesma pergunta ao sábio: Mestre, tu que és dotado de tão grande sabedoria, revela-me o segredo da imortalidade. O velho sábio tinha a resposta na ponta da língua: tu tens o segredo da imortalidade. Basta descobri-lo dentro de você.
O jovem ao descer as montanhas sempre refletia sobre as palavras do velho sábio. Assim repetia todos os anos a mesma pergunta e sempre de novo ouvia a mesma resposta. O tempo foi passando e o jovem fez 20 anos, 30 anos, 40 anos, 50 anos, 60 anos, 70 anos, 80 anos, 90 anos e em todos os seus aniversários subia as montanhas em busca do segredo da imortalidade e sempre ouvia a mesma resposta: tu tens o segredo da imortalidade. Está dentro de você.
O jovem, agora velho, já fraco, com 99 anos, a uma semana de completar 100 anos adoeceu. Reuniu então seus netos e bisnetos e pediu que o levassem pela ultima vez as montanhas para ver o velho sábio. Chegando la no alto, já quase sem fôlego, ofegante, implorou mais uma vez ao velho mestre: revela-me o segredo da imortalidade.
Então o velho sábio abriu um livro de capa preta e perguntou ao senhor idoso: conhece este livro? Sim respondeu ele. Já vi este livro, mas nunca o abri.
Foi então que o velho sábio abriu aquele livro de capa preta e leu as seguintes palavras: “Perguntou Jesus aos doze: porventura quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida Eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o santo de Deus”. (Jo 6 67-69). Completou o velho sábio: eis o segredo da imortalidade: Jesus tem as palavras da vida eterna. Se creres nisto viverás eternamente. A Fe nas palavras vivas de Cristo são o segredo da imortalidade porque nos levam a eternidade.
E foi bem ali nas montanhas que aquele jovem, já idoso, se converteu e creu nas palavras de Cristo Jesus. Ale mesmo ele fechou os olhos e pela fé foi para a vida eterna.