Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

O saco cheio de penas! - Êxodo 20.16 - P. Ernani Röpke - 26 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

25/10/2020

 

Graça e paz sejam com você!

No livro de Êxodo 20.16 encontramos o oitavo mandamento: Não fale mentiras a respeito do próximo.

Você já foi alvo de alguma mentira? Como você se sentiu? Eu já fui. A mentira é algo que machuca e mina a confiança. Ela é uma das formas mais cruéis de arruinar a vida de uma pessoa. Por causa de mentiras relacionamentos e lares são destruídos, pessoas são injustamente condenadas, vidas em comunidade abaladas, e carreiras profissionais arruinadas.

A nossa língua tem o fantástico poder de balbuciar palavras de bênção como de maldição. Não é por acaso que Jesus diz em Mateus 15.11: “O que contamina a pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca.” 

Nos dias atuais, porém, a língua não é o único mecanismo que tem a capacidade de espalhar mentiras. Hoje mentiras se espalham de forma muita mais rápida e irrefletidamente pelas mídias. Recebemos diariamente inúmeras mensagens virtuais. Muitas informações são construtivas, mas tantas outras destrutivas. Mentiras geram insegurança, medo, angústia, dúvida e instabilidade. O que fazemos? Peneiramos as informações? Buscamos nos inteirar para ver se são verídicas? Na grande maioria dos casos não. Simplesmente repassamos. E, com isso, espalhamos mentiras que destroem vidas, que propagam o ódio e a polarização. 

Tem uma história que relata o seguinte: Um jovem discípulo, contrariado com seu mestre, espalhou diversas mentiras contra ele, causando-lhe inúmeros problemas. Anos depois ao saber que o velho mestre encontrava-se muito doente quase à morte, este jovem arrependido foi até ele para lhe suplicar o perdão dizendo que faria qualquer coisa para consertar o seu erro. O velho mestre gentilmente disse que aceitaria seu pedido de desculpas, mas pediu uma última tarefa ao jovem discípulo, dizendo-lhe que ele deveria pegar um saco cheio de penas e soltá-las do topo do edifício mais alto da cidade. Concluída a tarefa, o jovem voltou ao mestre que olhou para ele e disse: “- Agora vá e recolha cada uma dessas penas e traga até mim.” O jovem exclamou: “- Isso é impossível!”

E o velho mestre, como uma última lição lhe disse: “- Da mesma forma que é impossível recolher as penas, é impossível que uma palavra proferida ou repassada irrefletidamente seja recolhida novamente.” Por isso, o oitavo mandamento, é tão enfático. Ele diz: Não! Não fale mentiras a respeito do teu próximo. 

Deus nos convida por intermédio de Cristo Jesus a não balbuciar e repassar mentiras, mas sim palavras de alento, ânimo, esperança, paz, compaixão e perdão. 

Como diz Jesus em Mateus 7.12: “Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês”. Amém.

Que Deus toque nossos lábios com o seu Santo Espírito para que possamos nessa nova semana balbuciar e repassar sua palavras de fé, esperança e amor. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br