“No princípio criou Deus o céu e a terra.”
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom.”
Gênesis 1.1,31
Ainda na quaresma, aproximando-nos rapidamente dos dias da paixão, entrega, silêncio e ressurreição de Cristo, quero convidá-los e convidá-las, a que a partir desse clássico texto sobre os dias da criação,pensemos em conjunto sobre ela. Como o próprio texto nos diz, criou Deus os céus e a Terra, pôs tudo o que neles há, deu lógica a tudo o que existe, princípio, meio e fim à vida... sequência à vida e seus ciclos... “e viu Deus que tudo era bom”, inclusive o ser humano, do qual ele não se cansa de olhar com amor e carinho, através do tempo e da história...
Nós, como parte da criação de Deus, necessitamos, nesse período de reflexão de nosso calendário litúrgico, entendermo-nos como parte dela. Contudo, a história do mundo e nossa história pessoal nos faz perceber como somos pequenos e pequenas diante de tal boa criação.
A humanidade acha que compreende a lógica da criação de Deus e se arroga no direito de repetir o acontecimento do Éden, a desobediência, querendo criar e recriar tudo de bom o que Deus já nos deu.Porém, na soberba, apenas consegue negar o que de bom Deus criou comamor e liberdade inestimáveis. A desobediência nos quer convencer de que somos capazes de sermos deuses e criarmos regras próprias em cima daquelas que Ele nos deu...
Como nos diz Oswaldo Montenegro em sua canção A lógica da criação “Apenas não sei ler direito, a lógica da criação”... Deus criou o amor, nós criamos regras para vivê-lo, impondo condutas; Deus criou a vida, nós criamos a insistência em matar todos os dias, no ódio, na falta da partilha, na guerra por direitos individuais; nós insistimos no pecado, Deus insiste em nos apontar o amor e a vida quando se entrega em carne e osso, derramando seu sangue por nós!
“e a mim que sou tão descuidado, não resta mais nada a fazer, apenas dizer que não entendo! ‘Meu Deus como eu amo você!’”.
Que essa seja nossa confissão a Deus em silêncio e oração! Amém.
https://www.youtube.com/watch?v=vKvTOPZmSiY (A lógica da criação – Oswaldo Montenegro)