Lema da Semana: “Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele” (Romanos 6. 9).
Você sabia que o domingo da Páscoa é um dia muito apropriado para recordarmos o nosso Batismo?
Sim, isso mesmo! A propósito: quantos anos você tem de Batismo?
O versículo acima faz parte de um diálogo que o apóstolo Paulo fez com cristãos e cristãs de Roma a respeito da morte e da ressurreição de Jesus e seus desdobramentos éticos. A questão chave era: como vencer a corrupção do ser humano e animá-lo para a prática do bem?
Segundo Paulo, a resposta para essa pergunta passava pela vivência batismal; por um morrer diário para o pecado e, simultaneamente, por um ressurgir para um novo modo de ser no mundo. “Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6. 4).
Pelo Batismo cada pessoa participa na vida e na morte de Jesus Cristo e recebe a possibilidade da ressurreição por meio dele. Saber e crer nisso nos alegra profundamente e nos compromete com um autêntico testemunho público da fé. Com um estilo de vida coerente com o falar e o agir de Cristo.
Nosso batismo, portanto, não é mera recordação de um rito que aconteceu num passado distante. Não é algo estático. Ao contrário, ele nos coloca em movimento diário e nos compromete por toda a vida com os valores do Evangelho! Assim, nossa responsabilidade ética tem no Batismo o seu ponto de partida e de chegada! Nele fomos agraciados e, em resposta a essa graça, buscamos viver uma nova maneira de pensar e de agir, um novo modo de ser no mundo, a saber, a ressurreição.
Ao olharmos para a nossa Certidão de Batismo, para as fotos batismais, busquemos, então, por gratidão vivermos diariamente este chamado. Afinal, “a sociedade necessita de pessoas dispostas a servir no espírito de Cristo, que não procurou o proveito próprio, e sim o de seus próximos. Quanto maior o número de pessoas batizadas engajadas, tanto mais a Igreja poderá cumprir sua função de ser sal da terra e luz do mundo” (Gottfried Brakemeier).
Feliz Páscoa! Louvado seja Deus pela ressurreição de Cristo e, por conseguinte, pela nossa também. Amém.
Pastor vice-sinodal Alberi Neumann
Leia ainda o Boletim Sinodal na íntegra: https://mailchi.mp/bd88c13113de/boletim-semanal-snodo-sudeste-ieclb-n-859-09-a-15042023