Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Ninguém atravessa a vida sem problemas.

09/04/2013

Na história do Antigo Testamento destaca-se a jornada dos israelitas em direção à terra prometida. Saíram da escravidão para a nova vida. Mas esta jornada foi em meio a muitos desafios. Não foram poucas as provas enfrentadas. Lemos em Deuteronômio 8.2: “recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou nãos os seus mandamentos”. E podemos dizer que isso não mudou! Em nossa caminhada de fé, pessoal e comunitária, enfrentamos diversas provações. Na verdade, ninguém está imune à dor ou livre de sofrer. Ninguém atravessa a vida sem problemas. Pode haver algum proveito nisso?

Creio que Deus utiliza os problemas para nos trazer para perto de si. É durante o sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras e honestas para com Deus. Quando o coração aperta, não dá para ser superficial. E é assim que o Senhor prova o que está em nosso coração. Veja os exemplos da Bíblia: Deus poderia ter mantido José fora da cadeia, poderia ter deixado Daniel fora da cova de leões e poderia ter impedido três naufrágios do apóstolo Paulo: mas não impediu! Mas cada qual chegou mais perto de Deus. As provas na vida nos levam a olhar para Deus e a depender dele.

Mas uma coisa é importante: as provas que enfrentamos na vida não podem por si só produzir em nós a vontade de Deus. Não farão de você uma pessoa renovada na fé e com caráter firme. Basta ver quantas pessoas que diante das lutas da vida ficam amargas. Invés de crescerem por meio das provações, acabam perdendo a fé! Portanto, é preciso reagir de maneira correta quando enfrentamos provações. De que maneira?

Primeiro, acredite que o plano de Deus é bom. José sofreu muito por causa da inveja dos seus irmãos que o venderam como escravo. Anos depois, ao lembrar isto, disse: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem” (Gn 50.20). Ezequias quase morreu por causa de uma enfermidade. Ele diz: “Eu sei que foi para o meu próprio bem que sofri tanta aflição” (Is 38.17). Portanto, mantenha o olhar fixo no Senhor enquanto passar por provações. Estas são temporárias, mas a recompensa será eterna.

Segundo, aprenda a dar graças. Não quero dizer que devemos dar graças por aquilo que nos aflige. Mas agradecer por Deus usar todas as coisas, inclusive aquelas que me fazem chorar, para cumprir a sua vontade e ainda fazer que eu veja o bem. Sobretudo podemos dar graças porque todo filho/a Deus enfrenta as provações tendo o Senhor ao lado. Sim, a Páscoa que há poucos dias nós celebramos nos lembra de que temos um Senhor vivo! Que está presente! Que anda com os seus e provê auxílio.
Terceiro, recuse-se a desistir. Tenha paciência. Seja persistente. Pessoas que sempre tentam se esconder dos problemas da vida não vão crescer. Não amadurecem. É o problema de pais superprotetores: os filhos não enfrentam a vida e assim não crescem. Deus é o nosso Pai, mas ele não é um Pai “superprotetor”. Ele disciplina seus filhos/as. Portanto, se hoje você enfrenta uma provação, não pergunte: “Por que eu?”. Em vez disso, ore: “Senhor, o que eu preciso aprender?”. Então confie em Deus e siga fazendo o que é certo. Ele vai te mostrar o caminho.

Amados de Deus, ninguém precisa na vida afundar junto com as provações que enfrenta. Olhe para Deus como um Pai que quer dar coisas boas para seus filhos/as. A “embalagem” na qual Deus nos dá muitas dádivas pode parecer feia, mas ainda será para o nosso bem. O Senhor guie nossos passos em sua direção e nos ajude. Amém.

 


Autor(a): Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20227

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br