"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." Is 40.31
A águia-pomarina Aquila pomarina é uma grande ave de rapina
O mundo todo está vivendo de incertezas, será que a economia vai melhorar? Será que o mundo saberá driblar os efeitos causados nestas últimas semanas de caos econômico? Será que o Brasil conseguirá sair sem muitos arranhões diante da crise instalada no país irmão chamado Estados Unidos da América?
Essa recuperação vem pelo empenho e pela confiança de que nada foge da vontade e do cuidado de Deus.
O texto de Isaías fala de “esperar no Senhor”, coisa que nós não gostamos de admitir, queremos as coisas prontas e de preferência sem muito esforço. Aprendemos a receber e desaprendemos a esperar e confiar. No momento da crise a melhor saída é refletir, perceber se as nossas necessidades condizem com a realidade, ou se elas fazem jus somente aos nossos caprichos de consumistas. No momento de crise econômica a melhor saída é a cautela e o exercício da paciência.
A mensagem do profeta Isaías afirma que àqueles que “esperam” em Deus renovarão as suas forças. Renovar aqui também é uma palavra profética. O mundo carece por renovação econômica e política. Há poucos dias tivemos eleições municipais e grande parte das 5564 cidades do nosso país. A pergunta é: “o que estes governantes trarão de NOVO? O que farão para melhorar as condições do povo nas cidades?” Da mesma forma o mundo aguarda as eleições nos Estados Unidos, na expectativa de mudanças, de renovação, de transformação.
Acredito que quando renovados poderemos voar como as águias, caminhar sem cansar, voar com liberdade, correr sem que fiquemos exaustos.
Esta palavra tem a ver comigo, como líder de comunidade, tem a ver contigo, e, como pessoas, tem a ver com todos nós. No momento estamos como estas águias-pomarinas, no processo de reabilitação e de recuperação.
Oxalá em breve todos poderemos estar voando livres, alçando vôos mais altos, correndo, porém sem se cansar com a agitação do mundo, caminhando sem a fadiga do dia-a-dia.
Promessa e esperança de todo aquele/a que crê.
Promessa para todo aquele/a que espera no Deus criador e mantenedor de tudo que existe. P. Leandro Luís da Silva, pastor da IECLB em Cosmópolis/SP