Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Lembranças Horrorosas

05/11/2012

Conheço algumas pessoas que não conseguem superar problemas de relacionamento pessoal. Carregam consigo lembranças horrorosas do passado. Mesmo quando envelhecem e necessitam da ajuda uns dos outros as dificuldades de relacionamento permanecem. O tempo passou, a situação é nova, mas a memória armazenou lembranças horrorosas. Esse bloqueio emocional, esse oculto rancor, administrado ou negado por todas e todos, nos impedem de ajudar e amar incondicionalmente ao outro. Mesmo feridos ou envolvidos em uma dinâmica social em que as mudanças são cotidianas e compulsórias, algumas dimensões da nossa emocionalidade permanece estáticas e embrutecidas.

O povo da Bíblia há centenas de anos antes de Cristo já testemunhavam que esse tipo de memória o Deus libertador não mantém. Por isso oravam e cantavam a Deus para Ele esquecer, não lavar em conta, seus pecados, erros e loucuras.

- Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR. Salmos 25.7

- Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. Salmo 103.10

Essa sabedoria e essa fé dão motivos para júbilo e esperança. Cremos no Deus que, em Cristo Jesus, nos salvou e nos perdoou de todos os pecados. Essa ação de Deus é graça, dádiva que transforma pessoas e realidades. Na escuridão da morte a vida é semeada. Por Deus o porão da nossa humanidade é restaurado.
O testemunho do povo da Bíblia e a ação de Deus, pela força do Espírito Santo, nos constrangem. Podemos pensar assim: Se Deus não leva em conta e nem se lembra das nossas maldades, de onde recebemos legitimidade para fazer o contrário com as pessoas? Por que guardamos na memória os erros dos outros? Por que marcamos negativamente para sempre as pessoas com as quais relacionamos e partilhamos a história? Concluímos: Esse jeito de ser e de viver não tem sentido.

Com a memória carregada de lembranças horrorosas não acreditamos na recuperação de presos. Não conseguimos manter o relacionamento conjugal. Tardamos em ajudar irmãs e irmãos da família. Tornamo-nos indiferentes, “passamos ao largo”, dos outros e das suas causas. Nossas lembranças e “experiências” imputam sempre motivos para a condenação e exclusão.

Convido você para “zerar”, “anistiar” a sua memória das lembranças que impedem a sua convivência com pessoas que fizeram e ainda fazem parte da sua vida e história. Permita que a ação maravilhosa de Deus, assinalada acima, toque você e sustente a sua atitude de mudança, de renascimento. A sua vida poderá ser mais leve. A sua amizade e comunhão com Deus receberão novas cores, brilhos, movimentos. Não é tarde para a revisão dessa sua atitude.


Autor(a): Guilherme Lieven
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 17600

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br