Texto bíblico para leitura: João 4.5-14.
Cansado da viagem e com fome, Jesus senta-se à beira de um poço. Os discípulos tinham ido até a cidade comprar comida. Enquanto Jesus espera pela volta deles, chega uma mulher samaritana para buscar água. No v.9 diz o texto bíblico que “os judeus não se dão com os samaritanos”. Os samaritanos haviam se separado política e religiosamente dos judeus há muito tempo. Os judeus chegaram a considerar os samaritanos como pagãos. Imperava muito preconceito e desprezo. É provável que por ser esta a situação, a mulher samaritana vai buscar água justamente ao meio-dia, por julgar que normalmente nesta hora não haveria ninguém no poço. Assim ela não iria se deparar com ninguém.
Mas, desta vez, tem alguém no poço. Este alguém é Jesus. Quando ela o viu, talvez tenha pensado: “Se eu pudesse tirar água sem despertar atenção...”. E qual a surpresa dela quando Jesus lhe dirige a palavra pedindo por água. Agora ela não podia se esconder. Ela está surpresa por não ser menosprezada pelo fato de ser de outro povo. Assim, os dois conversam ali, naquele poço. E, no decorrer da conversa, Jesus diz: “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (v.14).
Você que lê estas palavras, saiba que Jesus sempre está no lugar certo e quer se encontrar com todas as pessoas, também com você. Ele quer se encontrar com aqueles que se sentem desprezados, pequenos, aflitos e sem esperança. Quer se encontrar com todas as pessoas que têm sede, buscam vida plena e abundante. Aqui valem para nós as palavras que Jesus diz no Evangelho de João: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e disse: se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7.37). Este convite Jesus fez a todas as pessoas durante o seu ministério na terra; este mesmo convite ele faz a nós: ele nos convida a bebermos da fonte da água da vida.
Com esta palavra, Jesus diz que é somente nele que encontramos e recebemos de graça o perdão dos pecados, esperança, o amor divino e a vida eterna. Busque somente a Ele. Em meio a tantas “fontes” falsas e enganosas que hoje são apresentadas, saiba que fonte da água viva é só uma: Jesus! Busque e você encontrará. É Ele mesmo que promete. E como podemos buscar esta fonte? Inicie tomando o firme propósito de participar do culto em sua Igreja e ali ouvir a Palavra de Deus. Peça ao Senhor para que Ele te ajude a acolher sua palavra com fé e obediência. Procure ser mais ativo em sua Igreja, e ali você vai ser encontrado por Cristo, a fonte da água da vida. Ele mesmo vai renovar dia a dia a sua fé, esperança e amor. Coloque-se a serviço de Cristo ajudando outras pessoas sedentas a chegarem e poderem saciar a sua sede.
O Senhor esteja contigo e te dê a sua paz! Amém.
P. Astor Albrecht