“Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”
Apocalipse 22.13
Estamos vivendo um período do Ano Eclesiástico muito propício para reflexão e avaliação. Como igreja, estamos encerrando o ano litúrgico com o Domingo Cristo Rei e, ao mesmo tempo, iniciando um novo ano com a primeira semana do Advento.
Não é por acaso que encerramos nosso Ano Eclesiástico com o domingo Cristo Rei. Esta data nos desafia a louvar e render graças a Cristo que foi e é nosso único rei. Um rei que governa através da justiça, do amor e da compaixão. Um rei que usa as armas da paz, da verdade e bondade para governar seu povo.
Da mesma forma, não é em vão que iniciamos um novo Ano Eclesiástico com o Advento, que nos desafia a nos preparar e esperar pela vinda do Rei dos Reis, pela chegada do Messias, nosso Salvador.
Não há dúvidas: Cristo é o início e fim. É ele quem nos congrega e quem nos reúne como Igreja de Cristo. É por conta Dele que somos chamados cristãos e cristãs. A Ele devemos toda honra, louvor e glória.
Mas poderíamos nos perguntar: estivemos fiéis a Cristo neste ano que passou? Será que procuramos nos fortalecer Nele? Será que seguimos a Cristo como exemplo e guia? Ou ainda: O que podemos melhorar para este ano Eclesiástico que se inicia com o Advento?
Não podemos nos esquecer o que já nos diz a canção: Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o reino e o louvor, é Senhor potente, hoje e eternamente.
Que possamos neste fim de ano refletir sobre o nosso compromisso como cristãos e cristãs, como pessoas que seguem a Cristo, como pessoas que professam a Cristo como Senhor e Salvador, único rei, que reina de eternidade a eternidade, o nosso Alfa e Ômega. Amém.