São os muitos horizontes de vida que nos sustentam.
Quando olhamos ao longe, contemplando os espaços, os lugares, os caminhos a trilhar...a trilha...
Caminhos por vezes tortuosos; caminhos por vezes amorosos.
Assim são nossos horizontes!
Nem sempre tão vastos. Nem sempre tão claros.
A importância, o diferencial está no viver...um horizonte de vida que nos deixe perceber a realidade como ela é! Csk
Tenho prazer em falar e refletir sobre “O horizonte” porque me encanto com o pôr do sol, com o - sê por do sol! Por isso falo em horizonte(s) no plural, cada dia um, com seu dia, sua cor, seu sabor. As leituras bíblicas, a vida em comunidade me inspiraram neste caminhar, neste peculiar olhar!
Leia todos os dias a Bíblia incentivou-me meu orientador espiritual/teológico. E em lendo a bíblia regularmente fui me descobrindo, redescobrindo o meu pensar, o meu agir - a minha fé.
Experimentando que posso contar com Jesus, Lutero, D. Bonhoeffer, e tantos outros pensadores, pesquisadores e pesquisadoras que viveram antes de mim. Opsss... mas Jesus, era um pesquisador?! Pois, incluí-o neste “rol de pessoas” porque é sim um “pesquisador”; pesquisou a vida como ela é, viveu as suas agruras, seus destemperos e ...deu no que deu! “morreu por nossos pecados, para nos libertar” – mostrou-nos a possibilidade de um horizonte - na última vez em que li e refleti esta citação bíblica, ela tocou profundamente em meu coração. Será que você consegue sentir a dimensão desta doação? Do Deus-vivo que se faz presença na história humana/nos nossos horizontes? -
Carla Suzana, pastora da IECLB em Ferraz de Vasconcelos/SP.