Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Família e fé - 2 Timóteo 2.5 - Missionário Felipe Milani - 12 de agosto de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

11/08/2020

A graça e o amor de Deus seja com você!

Disse o apóstolo Paulo ao jovem Timóteo: “trago na lembrança a sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti”. 2Tm 2.5

É no ambiente familiar, em suas configurações diversas, que aprendemos e recebemos afetos, valores. É através da família que grande parte da nossa formação humana acontece.

Falando em desenvolvimento humano, quero relembrar um pouco do ambiente familiar da casa do Reformador Martin Lutero. Podemos aprender alguma coisa, ainda que os tempos são outros.

Definitivamente essa foi uma família vanguardista para a época. Hoje em dia eu até arriscaria dizer, progressista.

Lutero casou aos 42 anos com uma ex-freira, a Catarina... uma mulher ativa e motivada, cuidava dos recursos da família. Catarina Contribuiu para a Reforma da Igreja, influenciando e revisando textos de Lutero. Veja aí um protagonismo feminino (semelhante a avó e a mãe de Timóteo conforme lemos no versículo inicial), e isso diante de um contexto histórico e cultural predominantemente machista.

A casa de Lutero era uma casa bastante movimentada, 6 filhos, algumas crianças órfãs que foram acolhidas, estudantes de teologia morando lá, fora outros frequentadores. Uma bonita diversidade, socialização de saberes, afetos, educação.

Esse exemplo da rotina dentro da casa de Lutero, sinceramente, constrange. E me faz perguntar: Como tem sido a dinâmica da família moderna, especialmente nesse tempo de Pandemia?
Respeitando exceções, e não querendo generalizar...eu suspeito que a rotina atual é de: Muita tela (smartphone, computador, TV, tablet, redes sociais) e pouca conversa; Muita tela, pouca bagunça, pouco movimento. Muita tela, pouca reflexão.

Prezado e prezada! Sempre estará ao nosso alcance a possibilidade de retomar esse protagonismo familiar, a exemplo da casa de Catarina e Lutero.

Agora que crianças, jovens, adultos e idosos passam mais tempo juntos, tentar organizar esse tempo e criar espaços para filosofar mais, politizar nossas crianças e jovens e entre outras coisas, por fim, transmitir a nossa fé, uma fé que atua no amor de Jesus.

Oração: Deus, que em Cristo Jesus acolhe e ensina a humanidade os valores da fé, da libertação, da justiça e paz social, do cuidado com o vida e a criação, nos ajude a formarmos a nossa família a partir desses valores e prática. Confessamos que temos dificuldades nessa tarefa. Nos ajude nisso, por Cristo Jesus. Amém!

Desejo a Paz e bem sobre a tua casa!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br