
Para chegar ao local do encontro, em Araras, Petrópolis – RJ, a maioria viajou 12 horas, outros duas ou três horas. A manhã de sábado estava gelada. Logo às 10 horas os 50 participantes saudaram o início do encontro, planejado no 2º Encontro Sinodal de jovens que aconteceu em Limeira – SP.
O encontro alcançou os seus objetivos. Fortaleceu os compromissos e facilitou o esboço de metas comuns a serem desenvolvidas nos núcleos Rio, minas, São Paulo e Campinas, a partir da realidade das comunidades com suas alegrias e desafios.
Na acolhida todos se confrontaram com o tema do encontro: “Vivos para tudo e para todos”. Ouviram novamente o lema do tema do ano da IECLB: “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci. Jr 5.1ª. Também aclamaram o anúncio das dádivas do sacramento do Batismo, que lhes tornam herdeiros da vida, hospedes do Espírito Santo e da graça de serem livres e participantes do reino de Deus, presente no mundo. Celebraram a alegria de, pela graça e ação salvadora de Deus em Jesus Cristo, serem vivos, luz e gosto, para e com os outros.
O pastor sinodal convidou os jovens para exercerem o Sacerdócio Real, dar testemunho e cuidar uns dos outros em seus contextos, em suas cidades, livrando-se da sedução de se isolarem da realidade e do mundo.
A palestra principal, preparada e dirigida pelo pastor da Paróquia Bom Samaritano, Dr. Pedro Alonso Puentes Reyes, com o tema “Fé, Comunidade e Identidade” ajudou os jovens a lerem as possibilidades e dificuldades de viver a fé no atual momento histórico, marcado pelo ethos (comportamento, identidade) pós-moderno. Alertou sobre as armadilhas e forças do pluralismo e do pragmatismo. O primeiro desmontou as definições de consenso para o sentido da vida e invalidou a ética. E o segundo subjetivou o a história, o passado, o futuro e a vivencia comunitária da fé cristã, tornando os seres humanos utilitaristas, indiferentes e dependentes do sentido particular e do presente, sem as benéficas referencias do passado e visão de futuro.
As dinâmicas da tarde e da noite ajudaram os jovens a elaborar mensagem, tornar propositivos, delinear propostas, diagnosticar dificuldades e definir possibilidades. As mensagens reunidas na dinâmica “tempestade de idéias” e no diálogo simultâneo à modelagem de argila foram expressivas e anunciaram o potencial vivo dos jovens na vida de fé em comunidade. O debate da tarde com os ministros e ministras com ordenação, presentes no encontro (Missionária Sílvia W. Luhlhier, Pa. Elisabet Lieven, P. Marcio Simões, P. Francisco Soares, P. Pedro Alonso) pautou pelo tema da vocação para os Ministérios com Ordenação e pelo tema da presença missionária da IECLB no Norte Fluminense, em especial, a pastoral urbana, através do movimento Educar para a Paz, desenvolvida nas escolas públicas da região.
No domingo (08), após o culto com Santa Ceia, chegou o momento dos encaminhamentos, da definição de compromissos e ações para o ano 2012 e 2013.
As lideranças de jovens nas comunidades do Sínodo Sudeste vivem um momento de inquietação, de busca por conteúdo e metas para o testemunho da fé e para a missão.