Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

E se tudo ruir ou for por água abaixo?

19/09/2011




“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo: Deus é a nossa salvação”. (Sl 68.19).

Em 11 de setembro deste ano, completaram-se dez anos da execução de um dos maiores atentados terroristas dos últimos tempos – os ataques as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque. Muitas emissoras transmitiram estudos e matérias a respeito deste infeliz acontecimento, como também filmes e documentários foram lançados.

Os ataques se iniciaram às 8h46 e por volta das 10h30 as duas torres já haviam desabado. Em 1h44 ruíram-se, não apenas uma estrutura de aço e concreto, mas também vidas, planos, sonhos, famílias, negócios... O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 terroristas. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. O número de feridos chegou a 6.291.

Também acompanhamos nesta última semana as enchentes no Vale do Itajaí e Alto Vale em Santa Catarina. Ainda continuam passando nos notíciários as matérias referentes à grande inundação, principalmente na cidade de Rio do Sul, que ficou cerca de 85% inundada. Em alguns bairros a altura do alagamento chegou a mais de 4 metros. Casas, empresas, veículos, comércio – tudo debaixo d’água. Em uma foto aérea, observamos que num determinado bairro, via-se apenas o calhão dos telhados em meio às águas.

Muitas vezes, vemos também nossa vida desabando ou sendo inundada. Quem sabe por problemas de doença, financeiros, conjugais, amorosos, desemprego, a perda de um ente querido ou amigo muito próximo, perda do lar...

Quando passamos por situações de desespero, ou mesmo, para as pessoas que estão vivenciando situação de enorme perda, tudo parece estar ruindo ou sendo levado por água abaixo: sonhos, planos, expectativas, forças, coragem, até mesmo a esperança. Onde está Deus nestes momentos?

Todos estamos expostos às ações de depreciação e morte física como também as conseqüências da ação do pecado humano. O fato de ser discípulo ou discípula de Cristo não nos deixa fora do sofrimento, das aflições e mesmo das decepções. Como cristãos, sabemos que somos chamados a carregar, cada um, cada uma o seu próprio fardo. Mas ser seguidor, seguidora de Jesus nos dá a certeza de que não estamos a sós e que Ele caminha conosco e nos auxilia a suportar a dor e carregar o pesado fardo.

No entanto saibamos de que cada peso ou fardo foi antes pesado por Deus e que Ele nos reservou a força necessária para que pudéssemos carregar. Alegrei-me com o depoimento de uma senhora de Rio do Sul que, mesmo tendo sua casa atingida pela água, disse: “Agora é a hora de nos unirmos e ajudarmos uns aos outros para reerguer nossa cidade e nossa dignidade, Deus vai nos ajudar”.

Sabemos que cada fardo, cada perda ou derrota, independente de qual for, traz sofrimento, dor e desespero consigo. Mas são justamente os sofrimentos que fazem lugar em nosso coração para o eterno. Muitas vezes é nestes momentos de dor que nos voltamos a Deus e nos apegamos mais nEle.

Olhando desta forma podemos até agradecer a Deus pelo fardo que carregamos, na certeza de que Ele nos ajuda e nos dá forças. Existe um ditado que diz: “Agradeça a Deus todas as alegrias; elas vêm de Deus. Agradeça a Deus todos os sofrimentos; eles o levam a Deus”. O rei Davi a partir de sua experiência com Deus pode afirmar: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo: Deus é a nossa salvação”. (Sl 68.19).

Muitos cristãos e cristãs puderam, a partir das suas experiências com Deus, testemunhar sobre a força que vem dEle e que, por meio da fé em Cristo, obtiveram auxílio, coragem para seguir em frente e esperança na certeza de que tudo isso é passageiro. Muitas pessoas ainda hoje, como o exemplo desta senhora rio-sulense, continuam testemunhando sua fé de que Deus auxiliará e dará forças para limpar o barro, reerguer estruturas e continuar a vida.

Que tenhamos sempre firmada em nosso íntimo esta certeza, mesmo diante da solidão, do desespero e da dor; mesmo quando vemos as torres da nossa vida ameaçando ruir ou as águas do mar da vida querendo nos afogar, nos tentando a desacreditar em Deus e na força que, somente nEle encontramos.

Uma abençoada reflexão, a partir desta meditação, é o que desejo a cada um, cada uma de vocês que hoje lêem esta meditação semanal. Que o Deus da vida, da graça e do consolo derrame sobre vocês sua direção, proteção e bênção. Amém.

Marcio S. da Costa, candidato ao Ministério Pastoral na IECLB
Paróquia Vale do Paraíba, SP


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7661

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br