Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Deus está em nossos templos?

25/06/2004

Deus está em nossos templos?
 

P. Sigmar Reichel *

A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo
sejam com todos vós. Amém

Estimadas/os internautas,

O que vocês acham das igrejas, dos templos que vocês vêem ou até freqüentam? Será que Deus está ali?

Quero falar um pouco sobre o texto de I Reis 8. 41-43. Este texto é uma oração do rei Salomão, filho de Davi, por ocasião da inauguração do templo em Jerusalém. O texto todo, dos versículos 22 a 52, mostra 7 intercessões e os versículos 41 a 43 apresentam a 5ª intercessão: que Deus olhe pelos estrangeiros.

A inauguração de um templo, quem se lembra da inauguração de um templo? O que foi marcante? Que oração foi feita naquela época? Por quem se intercedeu? É difícil de lembrar as orações do culto, missa ou outra cerimônia de alguns domingos atrás, assim, qual a relevância da inauguração do templo lá longe em Jerusalém e num tempo ainda mais longe, em torno de 3 mil anos atrás?

O templo tem uma estreita relação com Deus. É o lugar onde Deus habita, é o lugar onde Deus ouve o clamor de seu povo. Já bem antes, quando o povo ainda estava no deserto, Deus manda construir uma tenda especial (o tabernáculo Ex. 25.8: E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles).

Nos versículos 12-13, Salomão diz a Deus que vive entre as nuvens obscuras: agora eu construí uma casa, um lugar onde viverás para sempre. Apesar da aparente escuridão da nuvem, Deus tem os olhos bem abertos sobre o seu povo. Mas, em que lugar Deus nos ouve e nos acode? No templo ou em qualquer lugar deste imenso mundo? Lutero, neste contexto, nos ajuda quando diz: Por isso a fé propicia um conhecimento assim: embora tudo esteja escuro e nada possa ser visto, ela tem certeza e sabe que verdadeiramente recebe e tem Cristo nesta escuridão.

Salomão afirma a presença de Deus em seu nome, no templo. Há uma íntima ligação entre o nome Deus e o templo. Quando se fala a palavra templo, automaticamente liga-se com Deus. Deus tem uma presença especial na terra (8. 12-13). Nós hoje estamos nessa também, e nos acostumamos a dizer: a nossa Igreja é a Casa de Deus! Também dizemos: em cada ser humano encontro Jesus! Ou, com uma profundidade teológica maior: Em Cristo, Deus mesmo se tornou humano. Nós já nos acostumamos com essas expressões. Já desde a época de Salomão até hoje, sempre foi assim e continuará sendo. O mais bonito e maravilhoso milagre é que Deus justamente não ficou no céu, não está lá em cima no trono e nos olhando de cima para baixo, porém desce ao templo e às igrejas, bem como à estrebaria e às casas, castelos e barracos, em nossas experiências do dia a dia, em nossa vida e nas relações que temos.

Mas se observarmos melhor este milagre no nosso dia a dia, em nossa vida, talvez fique mais claro para nós o quanto nós nos acostumamos com os chavões, com as vãs palavras, com expressões rotineiras proferidas por pessoas do clero, quanto o óbvio deste milagre nos obscurece, a tal ponto que não conseguimos mais ver o seu brilho.

Ainda hoje existem muitas igrejas e templos construídos há pouco ou há muito tempo por muitas pessoas. Por sua graça Deus vem visitar a igreja que os nossos antepassados ajudaram a construir, mas também nos visitar dentro das nossas fábricas, das nossas casas, dos barracos do povo brasileiro. Vem visitar, vem ver, vem ouvir nossa súplica mesmo onde não esperamos: na miséria humana das favelas, desemprego, falta de democracia e de cidadania, na doença, abandono, solidão e falta de alegria. Este é o verdadeiro templo de Deus.

Estimadas/os internautas, Deus já está a teu lado, bem perto como uma oração. Sim, ofendemos o nosso semelhante, machucamos ou magoamos pessoas. Mas ele não te abandonou em nenhum momento. Ainda hoje ele quer recomeçar contigo, ele te dá perdão e amor, ele te estende a mão.

Muitas pessoas no passado, sem perguntar quem iria usufruir dos belos prédios, ajudaram a edificar os templos e os deixaram como herança. Sem muita vaidade, podemos afirmar que nós também somos capazes disso. E seremos capazes de ir mais além. Não somos apenas capazes de manter o templo, o que é difícil, porque tem custos de manutenção, mas seremos capazes de ir além dele. Sair e ir na busca de Deus naqueles lugares que muitas vezes não gostamos ou nos incomodam, entre os descrentes, entre os pobres, estrangeiros, entre nós mesmos, entre nossos colegas de trabalho e de escola, lá onde Deus se revela. O desafio nos é lançado: se os nossos antepassados, pela mão de Deus nos deixaram este legado, também nós, com a graça de Deus, somos capazes de transformar esta vida complicada e conturbada em um verdadeiro templo. Paulo afirma: Acaso, não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo.

A oração de Salomão pode servir de modelo para as nossas orações, na medida em que nós, em nome de Cristo, pedimos a fidelidade de Deus. A oração de Salomão pode ser para nós um estímulo para as nossas ações na divulgação e testemunho da promessa da salvação.

AMÉM!

Pensem e vivam isto, enquanto lhes desejo:
E a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Amém!


--------------------------------------------------------------------------------

* Sigmar Reichel é pastor em Guarulhos (SP)
 


Autor(a): Sigmar Reichel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 21648

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br