Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Decepção ou entusiasmo?

25/06/2012

decepção... desilusão... sofrimento
esperança.. fé... coragem... entusiamo
1 | 1
Ampliar

Você é uma pessoa animada e entusiasmada ou decepcionada e frustrada? Como é que você sente diante da vida? É interessante como cada pessoa reage diante de uma frustração. Lembro-me de uma senhora que queimou os móveis velhos no quintal da casa, pois o marido não queria trocá-los. Ela disse que “não suportava mais aqueles móveis”. Ah... isso aqui não é uma sugestão! Noutro caso, o marido frustrado com a mulher ranzinza deixou-a, e voltou somente alguns anos depois.

E como você está? Talvez uma ferida antiga que ainda não cicatrizou deixa você com raiva? Ou uma ferida recente: um amigo que lhe deve dinheiro e passa por você com um carro novo? O chefe contratou você com a promessa de que logo assumiria um cargo melhor, mas ele nem mais se lembra do seu nome? As promessas do casamento que foram tão especiais... mas hoje um grita com o outro?

Poderíamos citar inúmeras situações onde machucamos ou saímos machucados. É preciso cuidar para que a decepção não se torne em amargura. Em Atos 23, o apóstolo Paulo passa por dias muito tensos: fora preso, apresentou sua defesa e enfrenta o ódio daqueles que querem matá-lo por não aceitarem o evangelho. Ele terá que se apresentar diante do governador. Será que ele ainda terá entusiasmo em servir aquele que o chamou? Ou melhor: será que aquele que o chamou, Jesus Cristo, cuidará deste seu servo? No versículo 11 lemos: “Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma”.

Lemos que o Senhor põe-se ao lado de Paulo. Diante da situação que era difícil, a decepção poderia se alojar na vida do apóstolo e tirar sua força e energia para o serviço. Mas ele ouve do Senhor: coragem! Ele lhe traz entusiasmo e faz ver que há mais para ele fazer. Um sociólogo acompanhou um grupo de alpinistas, e percebeu que há uma relação entre a visão do pico do monte e o contentamento. Isto é, quando o céu estava sem nuvens e a visão era clara, os alpinistas eram vibrantes e cooperavam uns com os outros. Quando nuvens escuras encobriam a visão, ficavam mal humorados e egoístas. O mesmo acontece conosco. Quando nossos olhos estão cobertos e não veem possibilidades, reclamamos de tudo o que está em nosso caminho. Ficamos descontentes.

Interessante é que o bondoso Senhor vem em nossa direção e não nos quer ver afundar na decepção. Antes, traz novo entusiasmo. Aprendi que esta palavra, entusiasmo, é formada por duas palavras do grego: “em” e “theos”. Quer dizer: Deus dentro de você ou cheio de Deus. Semelhante foi a experiência da Igreja primitiva diante da perseguição que sofria: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (Atos 4.31). Segue a recomendação do apóstolo Paulo: “... enchei-vos do Espírito” (Efésios 4.31).

Irmãos e irmãs, cremos em Deus como o doador e o mantenedor da vida. Se há algo que te decepcionou, ele bem pode renovar teus caminhos. Portanto, encha de Deus sua vida! Participe da Igreja, ore com fervor, cante agradecido pelo amor de Deus, ouça a pregação com o coração crente. Você provará que o Senhor lhe dará coragem. Assim como o Senhor se colocou ao lado de Paulo, ele também se coloca ao teu lado. E esta sua presença dará entusiasmo e coragem para enfrentar as batalhas da vida. Mesmo que tiver trechos difíceis em teu caminho, sempre o teu Senhor que contigo está será maior! Sua presença significa consolo na tribulação. Ou seja, as provas da vida não farão de você pessoa amarga, pois teu Senhor guardará teu coração. É assim, pois a sua presença dá descanso e dá paz. Sobretudo, a sua companhia é constante. Ele vai contigo sempre, até o fim. É uma pena que muitas pessoas se esquecem dessa promessa. Não admira tantos corações frios. Não deveria ser assim, pois ele sempre quer que estejamos com ele. Debaixo do seu teto tem um lugar para cada um de nós. Na sua sala tem uma cadeira reservada para você e ele gostaria que você ali estivesse. Por quê? Isso é simples de responder: porque ele é teu Pai!

Irmãos e irmãs! Assim como o Senhor colocou-se ao lado de Paulo e cuidou dele não deixando que a decepção viesse a se instalar e afastá-lo daquilo para o qual fora chamado, da mesma forma ele cuida de ti. Há muito para você fazer! Há muitos que precisam de você! A sua participação e cooperação na Igreja, o testemunho do evangelho, sua família: todos precisam de você! É assim, pois Deus te chamou. E ele se coloca ao teu lado e diz: coragem! Assim sendo, tenha entusiasmo e vá em frente. Amém.
 


Autor(a): Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 15204

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br