“Estou pronto Senhor para ouvir-te falar. Faz-me sentir teu querer, faz-me servir-te melhor. Enche meus dias de amor. Transforma em graça o meu viver. Dá paz ao meu coração, dirige o meu caminhar. Fala Senhor, Fala comigo Senhor. Fala Senhor e todo meu ser te ouvirá” (HPD379).
A comunhão com Deus, através de oração, canto e estudo, estabelecendo uma rotina espiritual na vida é a maior necessidade diária. É a comunhão com Deus que modela nossas vidas de acordo com a sabedoria e ensinamentos de Jesus, aprimorando a atitude do servir, a atitude diaconal. Jesus mantinha a mais elevada coerência entre o viver e o pregar, o fazer e o ensinar. Através de sua abordagem “teórico-prática” deu sábia atenção todos(as), seguindo os critérios do amor a Deus e ao próximo. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e amarás o teu próximo com a ti mesmo. (Lc.10,27).
Servir a Deus e ao próximo é o que essencialmente dá sentido à existência das comunidades cristãs. É Diaconia, enquanto atitude, vivida e praticada em todos os contextos e em todos os momentos da vida. É a vivência dos ensinamentos de Jesus perpassando todas as relações e todas as ações. É uma forma de vida que inclui momentos de quietude e oração - aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus (Sl. 46.10) e momentos de intensa atividade, orientada pelo Senhor da vida – servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu (I Pe 4,10).
Identificar se as atitudes individuais e comunitárias são ou não diaconais não depende exatamente do que se faz, mas fundalmentalmente de como se faz o que se faz. A atitude interna de amor e gratidão a Deus e a atividade a serviço do próximo é o que caracteriza o trabalho diaconal. A partir daí, tem-se a possibilidade de um repertório vasto de atividades a serviço da comunidade e da humanidade. Em todos os contextos a presença verdadeiramente diaconal influencia com o critério do amor e da consciência da presença de Deus no outro. Queira Deus nos ajudar para que toda Diaconia na IECLB esteja sempre ancorada nestes princípios, tornando-se cada vez mais autêntica, mais criativa, mais contagiante, mais convincente, mais solidária e mais transformadora; pois,comunidade que serve, serve!
Diácona Irma Schrammel –
Coordenadora Executiva do Centro Social Heliodor Hesse, Paroquia do ABCD – Santo André / SP.