Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Como foi seu dia de descanso? - Êxodo 33.14 - P. Rolf Rieck - 08 de novembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

08/11/2021

Há anos tenho entre meus guardados uma série de slides entitulados “OS DOMINGOS PRECISAM SER FERIADOS”. Eles me inspiram hoje. Autor é o Rabino Nilton Bolder que, aqui no Rio, tive a satisfação de conhecer pressoalmente.

Hoje é segunda-feira e pergunto: Como foi seu dia de descanso? Seu Domingo foi um feriado?

A queixa é geral. Somos envolvidos em uma terrível “sociedade do cansaço”, não bastassem todos os desafios em “viver uma pandemia”. Se esta catástrofe global puder realmente ser um “freio de arrumação”, temos dado o devido respeito à nossa vida também em relação ao assunto “descanso”? Afinal, dar atenção ao descanso é dar atenção à vida.

O descanso preconizado pela lei bíblica — 3º mandamento — está relacionado a uma pausa respeitosa ao ciclo semanal da produção que, no nosso calendário, sempre recomeça às segundas-feiras. Deus descansou após seis dias de labor criacional. E a pausa foi determinada pelo Criador por saber que todo ser vivo precisa descansar para manter sua saúde física e mental.

Vejam a promessa que temos no livro do Êxodo 33.14 onde Deus diz a Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”. Com isso, Deus está dando segurança e sustento porque Ele é o autor da nossa esperança e segurança. Cada noite é uma pausa necessária assim como o inverno é pausa e mesmo a morte é pausa. E onde não há pausa, a vida lentamente se extingue.

No entanto, a pressão que sofremos é de que o mundo precisa funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Com isso sofrem todos e não por último o meio ambiente. Também a Terra implora por uma folga. Os animais e o ciclo natural regenerativo de todas as coisas implora por pausa.

Nosso tempo de pausa parece ser necessariamente preenchido por alguma atividade. Precisa de diversão e alienação. Ou seja, o lazer não é feito de descanso, mas de ocupações “para não nos ocuparmos”. É o entretenimento que expressa o desejo de não parar e se divertir com alguma coisa que tenha a capacidade de nos distrair. Para isso formam-se longas filas, trânsito difícil, ajuntamento de pessoas, confusão. Ahh, e o fim de dia com gosto de vazio, não fossem as fotos que, eventualmente, tenham sido registradas.

Hoje é segunda-feira. O que faremos desta semana está, em parte, determinado pelo que fizemos ontem. O tempo de ontem não pode mais ser recuperado e pode estar nos marcando com uma ansiedade doentia no dia de hoje. Mas, durante a semana, poderemos resgatar as pausas que dão sentido à vida. Como Igreja da Reforma somos lembrados por Martin Luther: “Santifique o dia do descanso. Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar a pregação e a sua palavra, mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estudá-la com gosto”. Assim explicou o terceiro mandamento.

Podemos hoje começar a planejar nosso descanso no fim da semana. Vamos celebrar juntos Culto a Deus no domingo? Vamos privilegiar nosso tempo com Jesus Salvador e Senhor de nossa vida? Vamos começar uma caminhada de tempo de qualidade em oração e leitura da Palavra. Como diz o rabino: “Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar”.

Oremos: Amado Deus. Nosso tempo de qualidade está em Tuas mãos. O sentido da nossa vida foi resgatado por teu Filho Jesus. Por isso nos dirigimos a ti em oração falando da nossa dependência de Ti para que tudo faça sentido em nossa vida. Aumenta em nós a confiança e, com isso, dá a nós o descanso. Quando nos deitamos para dormir, nosso Salvador, podemos avaliar o que Tu fizeste em nós. Quando descansamos, nosso Senhor, sabemos que nos amparas cheio de graça e misericórdia. Tu cuidas e providencias tudo em nosso favor quando colocamos a Ti em primeiro lugar em nosso tempo. Dá a nós a coragem de confiramos em Ti nesta nova semana, descansados. Amém.

Que a paz de Jesus traga alegria à sua vida. E não esqueçamos da promessa: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br