Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

AMAR SEM ESPERAR RECOMPENSA

26/11/2012

Inicio a reflexão de hoje contando um fato ocorrido com dois meninos e uma senhora idosa – em duas versões diferentes.

Primeira versão: Um menino encontra pelo caminho uma senhora idosa carregando uma pesada cesta de maçãs. O menino, ao ver aquelas maçãs apetitosas, sente vontade de comer uma delas. Pensa, então, que certamente a mulher lhe daria uma maçã se ele a ajudasse a carregar a cesta para casa. E assim acontece: ele carrega para ela a cesta pesada e ela lhe dá não somente uma, mas algumas maçãs em troca.

Segunda versão: Um menino encontra pelo caminho uma senhora idosa carregando uma pesada cesta de maçãs. O menino percebe como ela vai se arrastando pesadamente pelo caminho, de costas curvadas, e como ela tem que usar todas suas forças para carregar aquela cesta. Nesta hora, o menino, compadecido com aquela senhora, se oferece para ajudar a carregar aquela cesta de maçã até a casa daquela senhora. E assim acontece: ele carrega para ela a cesta pesada e ela lhe algumas maçãs em troca. (Adaptado do Texto-base do Plano de Ação Missionária da IECLB 2008-2012 – MISSÃO DE Deus, NOSSA PAIXÃO, p. 33)

Qualquer pessoa que observasse os dois meninos, não veria a diferença entre a atitude deles e irá elogiar ambos, mesmo que a MOTIVAÇÃO que levou um a fazer a boa ação foi EGOÍSTA e a outra foi de AMOR DESINTERESSADO, de DOAÇÃO.

(Aqui, abro um parêntesis para dizer que nunca cabe a nós o julgamento, pois só Deus conhece o nosso coração, o que se passa em nosso íntimo, como diz 1 Samuel 16.7: “porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” E Deus nos conhece melhor do que nós mesmos, como podemos ver de forma clara no Salmo 139.1-3: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.”)

A partir deste fato o corrido com os dois meninos, podemos nos perguntar pela característica do amor cristão. E a Bíblia nos mostra como deve ser o amor cristão em Lucas 6.32-36: “Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês”. E também em Romanos 12.9 está escrito: “que o amor de vocês não seja fingido.”

O amor cristão é amor inspirado em Deus – “sede misericordiosos, COMO TAMBÉM É MISERICORDIOSO VOSSO PAI.” (v. 36) E Deus não olha para nós e faz os cálculos de quantas maçãs poderia ganhar como recompensa se ele nos ajudasse – se ele nos desse a sua bênção, sua misericórdia, seu perdão, sua salvação em Jesus Cristo.

O amor de Deus não espera retorno, recompensa. Mesmo porque, se assim fosse, nós até hoje estaríamos perdidos, pois, como seres humanos pecadores, NUNCA poderemos retribuir/pagar o amor, o perdão, a salvação de Deus.

E este amor incondicional de Deus é que nos inspira – nos move a agir com AMOR DESINTERESSADO, sem esperar algo em troca, como no exemplo do segundo menino de nossa estória. E isto por toda nossa vida – não importa nossa idade – e em todas as circunstâncias. Se todos agissem desta forma, nossa vida seria muito melhor.

Gostaria de finalizar com uma citação de LUTEROas que nos lembra de como deve ser a vida do cristão:

“Deus não exige de nós nenhuma obra a não ser a fé em Cristo; com isto ele se satisfaz. Com isso, lhe damos a honra como o gracioso, misericordioso, sábio, bom, verdadeiro, etc. Depois disso, não pense em outra coisa que fazer para o próximo o que Cristo fez para ti. Volta todas as tuas obras e toda a tua vida ao próximo. Procura onde há pobres, doentes, e deficientes e ajuda-os. O exercício da tua vida seja que de ti aproveite quem precisa do teu corpo, honra e bens. Saiba que servir a Deus não é outra coisa que servir ao próximo...” (LUTERO)
 


Autor(a): P. Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 18305

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br