Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

A espiritualidade e o quotidiano

25/02/2008


A espiritualidade, os modelos de organização religiosa e os conteúdos básicos da fé do povo brasileiro recebem influências das suas expressões culturais e das forças formadoras de opinião da sociedade. A maioria das denominações religiosas aceita e admite essa influência. A vida de fé das pessoas cristãs, por exemplo, não consegue existir dissociada da realidade humana e do seu ambiente social. Jesus Cristo veio para mundo justamente para nele instaurar o reino do amor e da vida eterna. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...(João 3.16); “E o verbo se fez carne e habitou entre nós.” (João 1.14)  O evangelho de Jesus Cristo não permite a flutuação da realidade, a fuga da cruz. A presença de Deus no mundo e a interação dos seus fiéis com Ele acontecem pelo poder do Espírito, mediadas pela historicidade humana.

Com a atual pluralidade de expressões religiosas, principalmente, com os novos modelos de organização comunitária e de divulgação da mensagem cristã, as influências das formas comportamentais, de valores e das ideologias humanas são expressivas. Nas grandes igrejas cristãs é possível com facilidade verificar a presença de verdades, consensos, metas e métodos, sutilmente elaborados e construídos por forças de formação de opinião da sociedade que contradizem e questionam os valores do Evangelho.

Essas influências estão incorporadas ao processo de construção de comunidades cristãs e no exercício individual da fé. Porém, elas não podem esvaziar  e corromper os  valores e conteúdos da fé cristã.

Pela Palavra de Deus sabemos que todos os cristãos, a partir do batismo, renascem para uma nova vida e passam a ser sacerdotes, vidas de Deus, espaço para a presença do Espírito Santo que cria a comunhão completa com Deus. Isso significa que para Deus todos são iguais. Essa experiência religiosa cristã questiona comunidades e sociedades hierarquizadas e excludentes. A Palavra de Deus coloca limites para a influência de valores dessas comunidades e sociedades tão ameaçadores e presentes entre nós.

Conforme a Palavra de Deus os cristãos são pedras vivas na construção de sinais de vida plena no mundo, luz para o mundo, sal para a terra. Cada membro de uma comunidade cristã é importante, tem um nome, tem uma vida que ressuscita. No exercício da sua espiritualidade assume compromissos com a participação comunitária, com o testemunho da sua esperança e fé e com uma vida cidadã orientada pelo amor incondicional de Deus. No entanto, estas práticas e concepções cristãs são tensionadas  no convívio com influências de valores do nosso quotidiano que promovem a escravidão do ser humano, em outras palavras, que usam as pessoas, negando-as a sua história, a sua dignidade, o seu nome, o direito de opinar, de ser e de viver.

A espiritualidade influenciada pelo quotidiano necessita do comprometimento com as comunidades cristãs, ligadas a Igrejas Cristãs, que são espaços e motivação para o desenvolvimento e exercício da fé cristã baseada nos valores do Evangelho e na orientação da Palavra de Deus.

Guilherme Lieven – Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste - IECLB


Autor(a): Guilherme Lieven
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8325

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br