Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santos

Sínodo Sudeste



Avenida General Francisco Glicério , 626 - José Menino
CEP 11065-400 - Santos /SP - Brasil
Telefone(s): (13) 3237-2616
paroquiadesantos@luteranos.com.br
ID: 2568

RELATORIO PASTORAL, por P. Marcio S. da Costa

ANO BASE: 2012

RELATÓRIO PASTORAL – ANO BASE: 2012

De bons poderes sinto-me cercado, bem protegido e de fato, consolado;
Assim desejo eu passar os dias e ter convosco um ano de alegrias.
(Dietrich Bonhoeffer).

Queridos e estimados irmãos e irmãs em Cristo!

O ano de 2012 foi um ano de novidades. Não apenas para a Paróquia de Confissão Luterana em Santos, como também para mim, o meu primeiro campo de atividades ministeriais na IECLB depois de ordenado pastor. Fui enviado a esta Paróquia pela Comissão de Envio da Secretaria Geral de nossa Igreja.
Creio que tem sido uma experiência para ambos os lados. Uma experiência marcada por momentos de alegrias, conquistas, projetos e novas ações. Mas também, momentos que poderiam ter sido melhores. É assim com todo mundo. Ilude-se quem pensa que viverá sempre em sua vida sem passar por desgastes, aflições e decepções. A confiança nas palavras de Jesus: “No mundo passareis por aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33), sempre de novo nos anima e dá esperança e força para levarmos o trabalho eclesial adiante.
No ano de 2012, todos os ofícios e demais representações foram realizados: 60 cultos; 1 batizado (em alemão); 1 bênção matrimonial; 4 sepultamentos; 2 profissões de fé de pessoas que manifestaram o desejo de seguir a Jesus Cristo por meio de nossa confissão de fé e 9 participações ecumênicas (entre celebrações e reuniões). Alegrou-nos poder acolher 8 membros que se transferiram de outras paróquias para nossa humilde comunidade. Diversas visitas a membros, a pessoas idosas e enfermas foram realizadas. Alguns atendimentos de emergência também foram realizados, inclusive tendo virado a noite acompanhando um membro no Pronto Socorro.
Além do trabalho base, a participação pastoral no envolvimento e retorno de membros foi fundamental, assim como também do apoio deles para a realização de eventos em prol da Paróquia, entre almoços beneficentes, bazar e ação entre amigos. Deus nos concedeu a oportunidade de doação de mais de 100 brinquedos, dos quais organizamos de forma comunitária, um evento com crianças carentes. Além desta oportunidade, também tive a oportunidade de participar da entrega de alimentos ao NACAC e ao Lar de Idosos S. Vicente e dois eventos do Instituto Neomama, sobre a prevenção do câncer de mamas.
Ver o retorno e união de membros que de forma sincera, desinteressada e desprendida voltaram a se integrar e auxiliar na missão que Deus confiou à Paróquia de Santos foi muito gratificante. Tivemos um engajamento em eventos; maior frequência aos cultos; pessoas se dispondo à auxiliar com a música nas celebrações; jovens participando e auxiliando nos cultos na parte audiovisual, leituras bíblicas e distribuição da Santa Ceia.
Ainda no ano passado algumas ações pastorais auxiliaram na integração entre membros luteranos da União Paroquial de São Paulo. Pude estar presente com jovens de nossa comunidade num evento jovem na Paróquia de Santo André e numa reunião com o pastor sinodal Guilherme Lieven e jovens dos núcleos Rio, Minas, Campinas e São Paulo em Araras/Petrópolis – RJ. Realizamos o Domingo Fraterno com a participação do Coral da Paz da Paróquia de Santo Amaro/SP. Contatos pessoais foram feitos com pastores da UPSP que resultou na doação de Bíblias e hinários usados pela Paróquia S. André; utensílios para nosso primeiro bazar da pechincha pela Paróquia de S. Amaro, juntamente à uma doação financeira; utensílios para bazar pela Paróquia Centro SP.
Na parte litúrgica e celebrativa, pudemos oferecer novas formas de cultos e celebrações explorando o data-show, áudio e vídeo, e símbolos litúrgicos relacionados à Palavra de Deus, uma forma de apresentar esta palavra de forma viva e atual, como na Semana da Paixão, por exemplo. Realizamos ainda cultos com pregações evangelísticas voltadas às petições da oração do Pai Nosso e com temas da doutrina luterana no mês da Reforma, retrabalhando o significado dos Quatro Pilares da Reforma Luterana. Duas irmãs tiveram acompanhamento e ensino de nossa doutrina para profissão de fé. Duas jovens receberam parte da instrução referente à confirmação, a partir de uma nova modalidade de ensino confirmatório. Foram realizados o diálogo pré-batismal, diálogo pré-nupcial, sem contar inúmeros aconselhamentos em diversas situações específicas.
Durante o ano de 2012, fui enviado pelo Sínodo Sudeste a um curso em Vila Velha no Espírito Santo, com temas relacionados a conflitos e relacionamentos pessoais, cuidado com a vida e a pessoa como um todo. Este curso foi oferecido pelo Sínodo Espírito Santo à Belém, na modalidade Primeiros Passos no Ministério. Durante minha ausência em alguns cultos, fui gentilmente substituído pelos pastores residentes Adelar Schünke e Hans Spring, dos quais deixo aqui, de forma pública, meu registro de gratidão pela disposição, competência e colaboração.
Como somos uma comunidade com pouquíssimos recursos financeiros, não temos condições de contratar secretária paroquial e nem zelador, para auxiliar no andamento das atividades paroquiais e aluguel do salão de festas, que nos auxiliam na manutenção de nossas despesas. Assim, confesso que meu tempo ficou dividido também entre estas tarefas que, embora não façam parte da função ministerial estabelecida nos documentos normativos da IECLB, foram cumpridas com dedicação, amor e carinho em prol de nossa paróquia. Mas não posso negar que este tipo de situação afeta as atividades da função ministerial, visto que parte de meu tempo, também é resguardado pela Igreja ao descanso e ao cuidado familiar e da saúde corporal. Assim, não consegui realizar o plano de visitação a todos os membros como eu previ. Algumas famílias ficaram sem visitação e aos poucos serão visitadas neste ano. Não posso deixar de mencionar que algumas visitas a pessoas idosas e enfermas que não conseguem se fazer presentes na vida comunitária, estas visitas são constantes, ou seja, sempre de novo repetidas pois são visitas de acompanhamento e cuidado pastoral.
Sobre nossos pontos de pregação, um deles foi retomado na modalidade de cultos caseiros esporádicos no município de Guarujá, de forma acordada entre os membros de lá. O ponto de pregação de Itanhaém, por ser mais longe e exigir um maior tempo para locomoção e atenção, e, devido a não coincidência de datas e horários, este não pode ser retomado. Esperamos neste ano conseguir realizar uma movimentação em direção a esta área de missão.
Finalizando, retomo as palavras de Dietrich Bonhoeffer citadas no início deste relatório: “De bons poderes sinto-me cercado, bem protegido e de fato, consolado; Assim desejo eu passar os dias e ter convosco um ano de alegrias. E isto, a partir das palavras de promessa de Cristo, nas quais me apego diariamente e que me sustentam na fé e nos trabalhos na lida pastoral, onde o Senhor diz: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28.20b). Nesta confiança, deixo registrados meus sinceros agradecimentos aos membros da diretoria, do presbitério e a todos os membros da comunidade que participaram dos cultos e eventos, que se envolveram e se empenharam em grupos de atividades em prol do chamado e da comissão que Deus dá a cada um de nós, membros deste corpo chamado Paróquia Luterana em Santos – Igreja de Jesus Cristo.

Que o Deus do amor, da graça e da paz, o Deus Criador, Salvador e Santificador, esteja com cada um de nós neste ano de 2013, nos movendo e auxiliando na nobre tarefa que Ele chama e confia a nós. Que o Trino Deus nos abençoe e guarde.

Fraternalmente em Cristo,

__________________________
P. Marcio Simões da Costa
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br